Hospital Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(21/11/2019) No Dia Mundial do Diabetes, pacientes do HGG são alertados sobre doença

Residente da especialidade de endocrinologia, Dandara Sampaio, explicou a importância da prevenção e controle da doença para pacientes do Ambulatório

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em 14 de novembro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Para alertar sobre os riscos da doença, a residente da especialidade de endocrinologia do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Dandara Sampaio esteve no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), na quinta-feira, 14 de novembro.

De acordo com a médica, o diabetes é uma doença silenciosa. “Existem alguns tipos de diabetes, que é o tipo 1, que é uma doença autoimune, que significa que a pessoa já vai nascer com aquela deficiência e insuficiência na produção de insulina. E existe o tipo 2, que está associado a má alimentação e sedentarismo. A conclusão é que em alguns pacientes, o diabetes pode ser evitado, e em outros o seu surgimento pode ser prorrogado”, disse.

A profissional explicou que o diabetes pode trazer complicações nos olhos, coração, nas pernas, nos nervos, no rim, aumenta o risco de outras doenças cardiovasculares e, então, por isso que é muito importante a prevenção e diagnóstico precoce. Ela explicou que mesmo após o descobrimento da doença, é possível ter uma vida normal. “É importante lembrar que é uma doença que pode ser controlada. Caso a pessoa seja diagnosticada com diabetes, ela terá uma vida normal, mas com equilíbrio, alimentação saudável e rotina de exercícios físicos”.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.