Hospital Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(18/11/2019) Ambulatório TX do HGG recebe visita de gerente de Saúde Mental de Palmas

Daniel Marcio dos Santos, que também é psicólogo, esteve no hospital nesta quarta-feira, 13 de novembro

Com o intuito de conhecer a estrutura do Serviço Especializado do Processo Transexualizador ( Ambulatório TX), o Gerente de Saúde Mental de Palmas, capital do Tocantins, e psicólogo, Daniel Márcio dos Santos, esteve no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG nesta quarta-feira, 13 de novembro. Profissionais que atuam no Ambulatório TX, além da coordenadora do processo, Margareth Rocha Giglio, e a diretora de Serviços Multiprofissionais, Rogéria Cassiano, apresentaram o serviço.

Rogéria explicou como é o processo para os pacientes chegarem até o Serviço e quais cirurgias são realizadas atualmente no HGG. “Primeiro são atendidos pela rede básica de saúde, e depois são encaminhados para o nosso serviço. Quando chegam aqui, passam pela primeira consulta com a ginecologia, em que são informados de todo o processo de avaliação e preparo até à realização da cirurgia, se for esse o interesse do paciente. Atualmente fazemos cirurgias de histerectomia, mamoplastia e mastectomia. As cirurgias de redesignação estão previstas para serem iniciadas em janeiro do próximo ano”, disse.

Margareth, que é ginecologista especialista em sexualidade humana, apresentou a operacionalização do serviço. “Explicamos para o paciente que precisamos seguir a orientação do Ministério da Saúde, em que são necessários pelo menos dois anos de atendimento ambulatorial para assim passar por cirurgia. O paciente é preparado e quando ocorre a indicação para a cirurgia, são vários profissionais envolvidos no processo”.

O gerente de Saúde Mental de Palmas explicou que o Ambulatório de Saúde Trans já está em funcionamento na capital tocantinense, porém, como está no início, precisa ser aperfeiçoado. “Atualmente já estamos em execução com as demandas de psicologia e endocrinologia. O objetivo dessa visita hoje é conhecer as experiências do HGG para nos auxiliar para um redesenho do nosso serviço. O Ambulatório já começou a funcionar e antes não tinha nenhum atendimento para essa população. Por enquanto estão disponíveis apenas as consultas, mas esperamos fechar a pactuação com o Estado para que possamos ofertar também as cirurgias”.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.