Hospital Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(29/03/2019) Uso excessivo de anti-inflamatórios pode prejudicar os rins, alerta residente durante palestra no HGG

A palestra, realizada na última terça-feira (26) no AMA, usuários esclareceram as principais dúvidas com a profissional

Na terça-feira, 26 de março, usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), que aguardavam uma consulta no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, participaram de uma palestra interativa sobre os riscos do uso excessivo de anti-inflamatórios. A residente do Serviço de Nefrologia do HGG, Larissa Cruvinel, alertou e tirou dúvidas dos pacientes acerca do uso de anti-inflamatórios sem recomendação do médico especialista.

Segundo Larissa, o uso de medicamentos, como aspirina, nimesulida e ibuprufeno, podem causar agressão aos rins, ao estômago, aumento da pressão arterial, reações alérgicas e até desencadear diabetes. “O brasileiro tem o hábito de se automedicar e precisamos mudar isso, principalmente porque o uso de medicamentos sem prescrição médica, inclusive os anti-inflamatórios que não precisam de receita médica, podem desencadear uma série de doenças e até problema renal crônico. Temos casos de pacientes que desenvolveram problemas sérios nos rins e hoje fazem hemodiálise em razão do uso abusivo de anti-inflamatórios”, contextualizou.

E quem já tem problema renal, por exemplo, deve inibir a ingestão de medicamentos sem prescrição. “Muitos desses anti-inflamatórios podem até agravar a doença renal do paciente. Quando há necessidade de medicação, o médico deverá ser informado para que ele possa orientar qual é o melhor tratamento. Cada caso é um caso”, explica.

Durante a palestra, os usuários do HGG esclareceram as principais dúvidas com a residente.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.