(03/07/2025) Diagnóstico e tratamento da asma é tema de palestra no HGG
Médica residente em pneumologia compartilhou dicas e orientações sobre a doença

Caracterizada por episódios de falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no tórax, a asma é provocada por uma inflamação nas vias aéreas que dificulta a respiração. Nesta quarta-feira, 2, a doença foi tema de palestra realizada no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG.
Para a médica residente de pneumologia do HGG, Heloisa Fernandes, o diagnóstico prévio e o acompanhamento constante são essenciais para o controle da asma. “Quando o paciente tem uma orientação correta, além de acompanhamento médico é possível evitar agravantes da doença, como a necessidade de internação, por alguma complicação, por exemplo”, destaca.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 23 milhões de crianças e adultos convivem com a doença. E o cuidado integral à pessoa com asma é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), lembra a médica residente. “É importante destacar que tanto em âmbito federal, quando estadual temos o tratamento gratuito, desde os mais simples aos mais complexos, que são os casos menos comuns”, reforça.
Durante a palestra, os pacientes e acompanhantes, que aguardavam atendimento no AMA, receberam orientações sobre como identificar a doença e dicas de cuidados especiais que é preciso ter para não desencadear crises de asma. “Eu tenho asma e ouvir falas sobre a doença é sempre importante para mim. Achei a palestra muito boa, tirei algumas dúvidas”, contou a paciente Elisângela da Silva Fernandes Ramos, 43 anos.
Quem tem o diagnóstico, precisa ficar atento aos fatores que incitam a doença, como por exemplo:
– Exposição pólen, ácaro, mofo;
– Tempo frio;
– Exercícios;
– Infecções virais ou bacterianas;
– Falta de adesão ao tratamento;
– Tabagismo;
– Alterações psicológicas: ansiedade, depressão.
Fonte:
IDTECH