(01/07/2025) HGG realiza encontros para formação de preceptores multiprofissionais com técnica P-MEX
Ferramenta é um instrumento de avaliação formativa que mensura qualitativamente as atividades dos residentes

Focado no aperfeiçoamento dos residentes multiprofissionais do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da unidade realiza capacitações mensais para os preceptores com temáticas e abordagens diferentes. Entre os meses de maio e junho, a iniciativa contou com a participação de 30 preceptores, que foram treinados com método de avaliação Professionalism Mini-Evaluation Exercise, conhecida como P-MEX, que possibilita uma avaliação formativa da competência profissionalismo na residência.
A coordenadora da Comissão, Yleris de Arruda Mourão, explica que o P-MEX é um instrumento de avaliação formativa que mensura qualitativamente as atividades dos residentes dos Serviços de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem. “Essa abordagem avalia uma competência chamada ‘profissionalismo’, sendo um importante treinamento para avanços pedagógicos na avaliação dos residentes. Essa iniciativa também faz com que o programa se torne ainda mais completo no quesito avaliação. Sendo assim, os preceptores treinados poderão capacitar de maneira mais eficaz os residentes, moldando o atendimento no quesito profissionalismo.” Yleris comenta ainda que no mês de julho, a avaliação baseada no P-MEX será aplicada aos residentes da unidade. “A partir do momento que nós formos implantando o instrumento e testando, nós vamos descobrindo as fragilidades e praticando as ações necessárias para tornar essa avaliação mais adequada para cada área”, concluiu.
A preceptora do Serviço de Nutrição, Andreia Rodrigues do Carmo Brasil, diz que o aprendizado promovido pela capacitação engloba ferramentas essenciais para as avaliações realizadas com os residentes no dia a dia. “Avaliar uma pessoa baseado e números e notas é complexo, então a adesão de novas técnicas molda nossa visão e nossas habilidades, permitindo uma melhor reflexão e consequentemente avaliação. Acredito que o P-MEX chega para agregar outros documentos de avaliação e para mim será mais uma ferramenta muito valiosa para o trabalho. Além disso, as tutoras são muito flexíveis e disponíveis, elas se preparam muito bem, e nos capacitam de uma forma muito esclarecedora”, reforçou.
A COREMU do HGG segue diretrizes baseadas nas normativas do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), que atribuem aos tutores um papel central na articulação pedagógica dos programas de residência, considerando entre suas atribuições mais importantes, o apoio e a formação dos preceptores, que são profissionais que estão à frente da orientação e supervisão de estudantes ou residentes durante a formação prática.
Conheça as atribuições dos tutores quanto à formação dos preceptores:
- Apoiar o desenvolvimento pedagógico dos preceptores planejando, coordenando ou colaborando em ações de formação pedagógica continuada para os preceptores, com foco na prática da preceptoria, metodologias de ensino em serviço e avaliação por competências.
- Promovendo a integração entre ensino e serviço, atuando como elo entre a universidade/instituição formadora e os cenários de prática, apoiando os preceptores na aplicação de estratégias pedagógicas coerentes com os objetivos do programa.
- Oferecendo supervisão e apoio didático-pedagógico aos preceptores, estando disponível para discutir planos de ensino, métodos de avaliação e estratégias de acompanhamento dos residentes com os preceptores.
- Participando da avaliação e qualificação dos preceptores, colaborando com a COREMU na avaliação do desempenho dos preceptores e sugerindo ações de aprimoramento profissional.
- Incentivando a participação dos preceptores em atividades acadêmicas, estimulando e facilitando a participação dos preceptores em cursos, seminários, grupos de estudo e demais ações de formação continuada.
- Avaliando necessidades formativas dos preceptores, identificando lacunas formativas e propondo estratégias específicas de capacitação, de acordo com as demandas do serviço e do programa de residência.
Fonte:
IDTECH