Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(30/06/2025) 5ª edição do Arraiá Cumê sem Medo foi marcado por muita diversão

Promovido pelo CEAD, a festa junina contou com um cardápio de comidas típicas adaptado ao público com diabetes

Além de muita música e alegria, a 5ª edição do Arraiá Cumê sem Medo, promovida pelo Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, contou com um cardápio saboroso de comidas típicas juninas, adaptado ao público com diabetes, e com uma quadrilha animada. Para essa edição, o Serviço de Nutrição do HGG preparou curau, milho cozido, sanduíche de biomassa de frango, brigadeiro de amendoim, pipoca, suco de maracujá e couve. Além disso, os pacientes também receberam as receitas de cada prato servido para poder reproduzir em casa.

“Momentos como esse reforçam que o cuidado com a diabetes não precisa ser algo rígido ou solitário. É possível conviver bem com essa condição, com informação, apoio e, claro, alegria. A alimentação saudável pode e deve ser prazerosa. Nosso papel é mostrar isso na prática”, afirmou o chefe do serviço de endocrinologia do CEAD, Nelson Rassi.

Paciente há sete anos do CEAD, Gercina Clemente dos Santos, 70 anos, estava satisfeita de participar da festa. “Foi maravilhoso participar do Arraiá! A gente que tem diabetes, às vezes, acha que não pode comer nada nessas festas, mas aqui foi diferente. Teve comida boa, tudo feito com muito cuidado e sabor. Eu amei o brigadeiro de amendoim”, conta.

Já a Sônia Aparecida Vieira, 67 anos, que é paciente desde 2019, afirmou que essa iniciativa é muito importante para ela, e que faz questão de participar. “É muito bom ver que pensam na gente com tanto carinho. A festa é animada, a comida é ótima. Para mim, isso faz toda a diferença”.

Além de reforçar os cuidados com a saúde, o Arraiá Cumê sem Medo busca promover o acolhimento e o bem-estar dos pacientes atendidos pelo CEAD, fortalecendo o vínculo dos pacientes com a equipe multiprofissional da unidade. A ação faz parte das atividades de humanização promovidas ao longo do ano pelo HGG.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.