Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(09/06/2025) HGG acompanha tendência nacional e também registra aumento no número de transplantes

No ano passado, unidade contabilizou crescimento de 50% no número de transplantes realizados em relação a 2022

Em 2024, o Brasil bateu recorde histórico de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 30 mil procedimentos, um crescimento de 18% em relação a 2022. A tendência nacional também pôde ser observada no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG. Em 2022, a unidade realizou 104 transplantes, entre hepáticos e renais, os únicos dois procedimentos que eram feitos no hospital à época. Em 2024, neste mesmo recorte, foram realizados 156 transplantes, um aumento de 50%.

Além disso, em 2024, o HGG passou a ofertar os transplantes de medula óssea, pâncreas e rim pâncreas. Ao longo de todo o ano passado, a unidade realizou 181 transplantes de órgãos. É o maior número já registrado pelo hospital, que começou a realizar transplantes em 2017.

Atualmente, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, 2.404 pessoas aguardam por doação de órgãos em Goiás. 1.705 pessoas aguardam pelo transplante córnea, 691 por um rim, sete por um fígado e uma pessoas espera por um pâncreas.

Os dados de Goiás integram o levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira, 04 de junho, pelo Ministério da Saúde. Os dados apontaram que o Brasil, em 2024, bateu recorde histórico de transplantes realizados no (SUS), com mais de 30 mil procedimentos, um crescimento de 18% em relação a 2022. No ano passado, 55% das 4,9 mil famílias entrevistadas autorizaram a doação de órgãos de seus entes. Já o número de doadores efetivos passou de 4 mil. De acordo com o Ministério78 mil pessoas aguardam por doação de órgãos no país.

Além de apresentar os números, a pasta também anunciou uma série de medidas que visam modernizar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), tornando-o cada vez mais eficiente e seguro. Entre elas, estão a oferta da Prova Cruzada Virtual para a rede pública de saúde de todo o país e a reorganização das regiões dentre as quais os órgãos são alocados. Ambas vão contribuir para que haja mais agilidade na distribuição dos órgãos.

Transplantes no HGG

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG é o maior transplantador do Centro-Oeste. São quase 1.200 transplantes realizados. Em relação aos transplantes renais, a unidade é uma referência nacional. O Serviço de Transplantes Renais do HGG atingiu o nível máximo de apuração de pontos na avaliação de indicadores como qualidade e segurança em transplantes por modalidade, reafirmando a excelência na assistência e o crescimento contínuo dos serviços. Atualmente, Goiás é o 10º estado que mais realiza transplantes renais no país, segundo uma pesquisa publicada em setembro deste ano, pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Os números de atendimentos realizados e o desempenho comprovado também demonstram os investimentos feitos no hospital nos últimos anos. Em 2022, o Governo de Goiás inaugurou a nova Unidade de Transplantes do HGG, com um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões. As instalações contam com uma estrutura moderna em uma área de 644m², 32 novos leitos, sendo 26 para transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas, e outros seis para transplante de medula óssea.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.