Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(14/04/2025) HGG realiza palestra no AMA sobre sintomas e tratamento da apneia do sono

Unidade dispõe do Ambulatório do Sono, para diagnóstico e orientações sobre a condição

Na última quarta-feira, 9, pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG participaram da palestra Apneia do Sono, com o médico residente do Serviço de Neurologia da unidade, Júlio Montes. O distúrbio que causa a interrupção da respiração durante o sono é considerado uma doença grave e aumenta o risco de morte.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a apneia do sono que obstrui a respiração durante o sono pode ocorrer várias vezes durante a noite. Além disso, se não tratada adequadamente, pode ocasionar doenças nas artérias, aumentar as chances de infarto e do acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como AVC. Nesses casos, também é possível desenvolver a “síndrome metabólica”, levando a outros distúrbios relacionados ao excesso de gordura e de açúcar do sangue, causando hipertensão arterial e aumento da circunferência abdominal. Quem apresenta estes sintomas, está propenso a infartos e derrame cerebral.

No HGG, por meio do Ambulatório do Sono, é possível realizar o exame de polissonografia, onde o paciente é monitorado durante uma noite de sono, para identificação do distúrbio. Para atendimento no ambulatório de medicina do sono do hospital, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma unidade básica de saúde, e solicitar encaminhamento médico para atendimento especializado de neurologia do HGG. O pedido será encaminhado ao Complexo Regulador da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), que fará a regulação do paciente para iniciar o acompanhamento.

O médico residente do Serviço de Neurologia da unidade, Júlio Montes explica que a partir do diagnóstico do exame, as condutas e orientações adequadas são repassadas aos pacientes. “O ambulatório é uma oportunidade para o tratamento de centenas de pessoas. O ronco não é algo inocente, não é apenas um barulho que incomoda quem dorme do lado, mas é algo que pode trazer consequências graves tanto para quem sofre da condição, quanto para seu acompanhante. A queda do oxigênio no organismo a longo prazo vai trazendo uma série de consequências à saúde. Os primeiros sintomas são compreendidos quando o paciente dorme a noite toda, mas devido aos diversos despertares, vai acordar com dores no corpo e de cabeça, vai ficar mais irritado, com alterações na memória, concentração. Então, é imprescindível um acompanhamento médico e tratamento adequado.”

A paciente Sônia Maria da Silva, 67 anos, assistiu a palestra informativa enquanto aguardava pela sua primeira consulta no HGG. Ela disse que foi um momento de aprendizado, pois não sabia que a apneia do sono poderia acontecer com crianças e pessoas que não são obesas. “Meu sobrinho tem uma deformação no queixo, o que dificulta a respiração dele. Além disso, a barriga dele está crescendo muito, tem muita irritação e cansaço e não consegue dormir direito. Tenho sempre que observar enquanto ele dorme, pois já ficou sem respirar por cerca de um minuto. Minha irmã também sofre com os roncos, fico muito preocupada, pois nem sempre estou perto para ajudar. Além disso, ela tem um neto de 14 anos, obeso, que já tem sintomas do mesmo problema. Com certeza o ronco é algo muito grave mesmo.”

Ambulatório do Sono
Criado em 2016, o Ambulatório de Medicina do Sono do HGG é o único a oferecer assistência especializada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Desde a sua implantação, a unidade do Governo de Goiás já realizou centenas de consultas, sob a coordenação da neurofisiologista, Giuliana Macedo.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.