Hospital Estadual Alberto Rassi
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(10/04/2025) Comunicação assertiva: HGG capacita colaboradores da unidade de saúde sobre o tema

“Já fui mal interpretada por um colega e isso gerou um transtorno para mim”, disse trabalhadora do hospital

Você sabe como se comunicar de forma assertiva? Esse foi o tema do treinamento realizado pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG aos colaboradores do Serviço de Nutrição da unidade de saúde. A Comunicação Assertiva é considera aquela que compartilha e expressa informações de forma clara e respeitosa, obtendo de seu receptor o pleno entendimento e retorno esperado. Hoje em dia, se comunicar positivamente é avaliado como uma habilidade e requisito fundamental para os profissionais. Para se comunicar de forma assertiva você pode usar uma linguagem clara e direta, ser humilde e reconhecer que pode estar errado, procurar estabelecer limites pessoais, dizer "não" quando necessário, demonstrar empatia e compreensão, além de ser flexível.

Por meio de uma explanação e atividade lúdica, ministrada pela psicóloga do Trabalho, Amanda Sousa, foi possível perceber com o ruído de comunicação pode causar efeitos colaterais nos relacionamentos dentro da instituição. Além disso, a profissional explica que uma boa comunicação dentro da equipe vai proporcionar bons relacionamentos e uma produção mais coerente e em parceria com os colegas de trabalho. “Esse tema é visto como algo importante, pois uma palavra mal expressada pode gerar vários atritos, mal-entendidos relações não saudáveis dentro da instituição, tanto com a equipe, como o comportamento que chega até os nossos pacientes. Para evidenciar isso para os colaboradores, sugeri a prática do Telefone Sem Fio, para que eles compreendessem na prática os efeitos das falhas na comunicação. Às vezes, sai uma informação de dentro do seu departamento e ela pode chegar em outros setores ou até mesmo no paciente totalmente diferente do que foi falado inicialmente. Então, precisamos ter consciência do que estamos falando, pois quando identificamos esses desencontros de informações pode acreditar que há uma deficiência dentro da equipe.”

A técnica em Nutrição do HGG, Leidiane Silva Bento Nascimento conta que já foi mal interpretada, gerando um transtorno para ela. “A comunicação é essencial entre os parceiros e pacientes, porque dependendo da forma que você expressa, você pode ser mal interpretado. Eu mesma, em um momento de fluxo intenso de atividades fui mal compreendida por um colega, que se sentiu ofendido, devido a minha expressão no momento. Então, a forma de falar muda tudo.”


Fonte: IDTECH





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