Hospital Estadual Alberto Rassi
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(10/03/2025) HGG realiza apresentação de indicadores e processos dos serviços da unidade de saúde

Iniciativa é realizada pelo Escritório da Qualidade com objetivo de melhorar a expertise dos processos do hospital

No mês de fevereiro, o Escritório da Qualidade do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realizou a primeira apresentação de indicadores de serviço da unidade de saúde de 2025. Na ocasião, todos os setores do hospital estavam representados pelas suas respectivas gerências. O intuito do encontro é uma forma de compreender os números atuais de demandas do HGG e seus resultados, além de compartilhar indicadores, monitoramento de processos, identificar fragilidades e oportunidades de melhoria. O acompanhamento dos dados é realizado pelo Escritório da Qualidade, juntamente com os gestores, com o objetivo de melhorar a expertise dos processos, evidenciando aperfeiçoamento na rotina do hospital.

Segundo a Enfermeira da Qualidade, Mileny Silva Rodrigues Alves, é de responsabilidade dos gestores o conhecimento integral de seus indicadores e resultados dos processos. “O Escritório da Qualidade é uma ferramenta de apoio ao gestor. Acompanhamos o trabalho de perto para verificar se os mesmos estão fazendo uma boa gestão do indicador, se estão conseguindo acompanhar os seus dados de maneira eficiente, além de analisar se o gestor está conseguindo fazer uma boa análise crítica com as informações que tem em mãos, resultando assim em indicadores bem estruturados. Neste ano, vamos realizar as reuniões de apresentação trimestralmente, a fim de acompanhar a maturidade da gestão.”

Mileny explica ainda que no primeiro encontro para apresentação de dados houve um sorteio para identificar quais áreas fariam suas apresentações. “Os gestores sorteados mostraram seus indicadores e a forma como eles estão fazendo o gerenciamento desses dados, quais estratégias estão utilizando e as melhorias que já conseguiram. A dinâmica é uma forma mais atrativa e descontraída, pois gera expectativa nos gestores que precisam estar preparados para exporem seus resultados.” A representante do Escritório da Qualidade ressalta ainda que o acompanhamento tem sido fluido, com orientações teóricas e práticas, que estão ajudando consideravelmente o desenvolvimentos dos processos e resultados no HGG.

“O Setor de Farmácia do HGG foi um dos sorteados nessa primeira reunião. Demos um feedback positivo ao gestor que seguiu nossas orientações e demonstrou uma evolução muito significativa em seus resultados. Percebemos que o gestor está ficando mais maduro, está apresentando seus dados de uma forma mais objetiva. Então, esse é um resultado muito positivo que conseguimos observar comparando o ano de 2024 até o presente momento. Todos nós trabalhamos como a engrenagem de um relógio. Tem várias pecinhas trabalhando para gerar o resultado, que é o mesmo que ‘mostrar as horas’. Então, para o resultado ser um paciente com alta melhorada, por exemplo, tem vários processos trabalhando para isso acontecer”, afirmou.

O gerente da Farmácia do HGG, André Cândido comenta que tem o hábito de analisar todos os dados do setor ao final do mês, para compreender os processos, as falhas e os resultados positivos obtidos. “Estamos sempre comparando os resultados atuais com os anteriores, buscando as melhorias, tentando entender as causas raízes dos problemas e identificando as ações positivas que nos ajudam a melhorar a rotina. Manter nossos dados organizados é muito importante, porque em um momento como este que somos sorteados para uma apresentação, é fundamental que estejamos alinhados e preparados. Então, eu envolvo também os outros farmacêuticos da equipe para que eles também tenham um entendimento disso, propagando essa informação, cultivando realmente que esse ensinamento seja repassado para os demais colaboradores, para que todos tenham uma visão total do processo e a gente também tenha o cuidado de fazer com que os indicadores se conversem.”


Fonte: IDTECH





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