(27/12/2024) 12ª edição do projeto Comunicadores da Alegria ficou marcada na história do HGG
“A presença de vocês no meu leito completou o meu dia. Eu já estava feliz, agora não consigo parar de sorrir”, disse paciente
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG com toda sua trajetória e crescimento já passou por muitos momentos difíceis em suas gestões anteriores. Precariedade no atendimento, na estrutura e qualidade dos serviços, além de ser alvo de manchetes de cunho negativo na imprensa goiana. Quando o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech assumiu a gestão da unidade, em 2012, um novo modelo de gestão começou a ser implantado. Por meio do projeto Comunicadores da Alegria, que completou sua 12ª edição em 2024, é realizada anualmente uma visita dos profissionais da imprensa na unidade de saúde, permitindo que eles conheçam a realidade dos pacientes e tragam um pouco de felicidade para eles. A iniciativa, que aconteceu mais uma vez no dia 20 de dezembro, foi uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da inserção de projetos de humanização. Além disso, é sempre um momento ímpar para compartilhar com a imprensa a transparência dos serviços da unidade de saúde.
Uma das pacientes do HGG que pôde presenciar a visita dos Comunicadores da Alegria foi a senhora Ana Paula Lemos dos Santos, 46 anos, que trata uma doença autoimune na unidade há uma década. Ela disse que ficou muito feliz com a interação dos jornalistas. “Essa visita conforta nossos corações, foi um momento surreal, não esperava. Quando vi todas essas pessoas entrando aqui fiquei muito emocionada, não consegui conter as lágrimas.”
Já a dona Lilian Castelo Branco, 61 anos, estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG, quando foi surpreendida pela visita dos comunicadores. A paciente que aguardava pela alta hospitalar, disse que sempre esperou e viu iniciativas positivas da unidade de saúde. “Aqui é um lugar muito maravilhoso. A presença de vocês no meu leito completou o meu dia. Eu já estava feliz, agora não consigo parar de sorrir.”
O paciente de 21 anos, Anthony Oliveira Cravo também estava no CTI quando recebeu a visita dos Comunicadores da Alegria. Recém transplantado renal, o jovem comentou sobre a alegria de ter companhia no leito. “É sempre bom ver momentos de alegria em um hospital, eu ainda ganhei um presente, foi um momento especial mesmo. Estava me preparando para viajar nesse fim de ano, nem imaginava que meu transplante iria dar certo, quando de repente recebi uma ligação onde diziam que havia um órgão para mim, larguei tudo e vim para o hospital. Meus dias aqui foram e estão sendo especiais”, afirmou.
Para o jornalista e diretor Executivo da Sagres Educa, Vinícius Tondolo, que participa do projeto pela terceira vez, presenciar “uma administração compartilhada, que dá certo, é uma experiência bacana.” O comunicador também ressalta que é uma oportunidade de se doar em prol de outras pessoas. “A gente aprende, a gente ensina e é um momento realmente de muita alegria. Uma das coisas mais valiosas que nós temos é o tempo. Eu vim aqui doar o meu tempo ao outro. Então, o Comunicadores da Alegria me dá a oportunidade de ter esse momento, de poder ajudar os pacientes que estão ali se recuperando. Vê o sorriso em cada um deles, essa reação positiva, me enche de gratidão, me faz evoluir. Além disso, sabemos que os hospitais de uma forma geral sempre serão uma notícia, pode ser a partir de um erro médico, uma dificuldade de atendimento, mas também serão notícia para compartilhar com a sociedade um projeto humanizado como o Comunicadores da Alegria. Para nós, ver um atendimento público com qualidade e gratuito, onde uma instituição e o governo do Estado se unem para entregar aquilo que deveria ser feito em muitos outros locais, é poder acreditar que existe sim uma “saúde” que dá certo, esse é o exemplo que o HGG deixa pra gente”, pontuou.
A jornalista Thaynara Raquel da PUC TV participou do projeto pela primeira vez. Além disso, parabenizou o HGG pela iniciativa. “Quando eu aceitei o convite eu já imaginei que seria algo transformador, mas foi uma experiência muito maior. Eu que sai transformada, chorei várias vezes com os pacientes, a gente se emociona, não tem jeito. Para mim foi uma experiência sem igual, adorei conhecer de perto o atendimento e estrutura do hospital. Espero voltar para participar do projeto no ano que vem, realmente é um trabalho maravilhoso”, reforçou.
O jornalista Elias Júnior da TV Serra Dourada afirma que participar do Comunicadores da Alegria é um momento inexplicável. “São tantas emoções que sentimentos. É de fato um momento de manifestar amor para essas pessoas que estão enfermas, de levar alegria, sorriso, abraços, sempre com o objetivo de contribuir um pouquinho com cada um.”
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos também marcou presença no evento. Paramentado para visitar os leitos, a autoridade destacou benfeitorias na estrutura da unidade e no atendimento de qualidade do HGG. “Esse evento é feito com muito carinho, cuidado e humanização, nosso objetivo é fazer com que os pacientes tirem o foco da doença e tenham um momento de alegria em prol da recuperação.”
Participantes dos Comunicadores da Alegria 2024Participaram do projeto neste ano, os comunicadores: Aline Rodrigues (SES), Álvaro Cardoso (Rádio Rock), Alexandre Paes (Jornal O Hoje), Camila e Thiago, Cássio Neves (TV UFG), Elias Júnior (TV Serra Dourada), Elizeth Araújo, Fernanda Meireles (Rádio Interativa), Gabriel Almeida (TV Record), Iron Braz (SES), Jerônimo Venâncio (TBC), Kamylla Rodrigues (TV Record), Liv Costa (TV Serra Dourada), Ludmylla Siqueira (A Redação), Maísa Martins (Rádio CBN), Mariana Carneiro (O Popular), Monique Arruda (SES), Patricia Finotti, Rafael Freitas, Sabrina Vilela (CBN), Thaynara Raquel (PUC TV), Ulisses Aesse (Diário da Manhã) e Vinícius Tondolo (Sagres Educa).
Fonte:
IDTECH