Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(27/12/2024) Paciente passa por procedimento que reduz pomo de adão no HGG: “É um sonho realizado. Me sinto plena”

Hospital passou a ofertar, em 2024, procedimento que contribui com a autoestima de mulheres trans

Lorena Brito Navas é mais uma paciente do Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Intersexualidade (Projeto TX) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG a passar pela tireoplastia, procedimento que consiste na redução da proeminência laríngea, popularmente conhecida como pomo de adão. A cirurgia foi realizada no dia 11 de dezembro, dois dias depois, Lorena recebeu alta médica e se recupera em casa.

A tireoplastia consiste na redução da cartilagem do pomo de adão. O procedimento foi incluído no SUS pela portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde, que redefine e amplia o processo transexualizador no SUS. Para além das questões estéticas, o procedimento colabora para a reafirmação da identidade de gênero desta parte da população.

Para Lorena, a cirurgia é motivo de grande alívio. A paciente diz que o procedimento era a última que faltava em seu processo de transição. “Eu me sinto realizada, plena. Era uma cirurgia que eu queria muito porque eu sempre achava que as pessoas ficavam reparando e isso me incomodava muito. É um sonho realizado”, contou.

Além da Tireoplastia, Lorena, que também realizou uma cirurgia para correção de desvio de septo, conta que se surpreendeu com a recuperação rápida. “Meu pós-cirúrgico foi muito tranquilo. No início, eu fiquei meio rouca e tinha dificuldade pra engolir saliva, beber e comer. Mas com poucos dias tudo voltou ao normal. A cirurgia de desvio de septo me deu mais trabalho”, brincou.

Lorena fez todo o processo de transição no HGG. Ela se diz grata por ter conseguido realizar todo o processo pelo SUS. "Eu já tinha interesse em fazer essa cirurgia e quando começou aqui, eu fiquei muito animada. Vou me sentir melhor e mais segura para sair e tirar fotos, por exemplo. Sou muito agradecida a todos do HGG por me ajudar a realizar meu sonho", finalizou.

A tireoplastia é mais um serviço a ser incorporado ao atendimento à população trans no hospital que, em 2023, foi habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento nas modalidades ambulatorial e hospitalar. A unidade também realiza consultas, cirurgias de modificações corporais como mastectomias, implantes de próteses mamárias e histerectomia, além de cirurgias de redesignação sexual.

Desde 2017, a unidade de saúde oferece à população trans atendimento médico e multiprofissional. O serviço, voltado para homens e mulheres trans, contempla atendimento com a equipe multidisciplinar composta por três ginecologistas, um psiquiatra, três psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros, além de profissionais que atuam nas áreas de cirurgia plástica, mastologia, urologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e dermatologia.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.