Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(07/06/2024) HGG apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para gestores da unidade

Iniciativa tem como objetivo orientar os colaboradores sobre o manejo correto de resíduos desde a sua segregação até destino final

Gestores de vários setores do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram de uma reunião de alinhamento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS) da unidade. A iniciativa tem como objetivo orientar os colaboradores sobre o manejo correto de resíduos desde a sua segregação até destino final. O encontrou aconteceu na última semana do mês de maio.

A gerente do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho - Sesmt do HGG, Michelly Matias comenta que a resolução RDC 222/2018 de 28 de março de 2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um norteador que regula as boas práticas de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, além disso, afirma que o PGRSS define o gerenciamento ambientalmente adequado de todas classificação de resíduos gerados na instituição, determinando a estratégia de controle, monitoramento, rastreabilidade, tudo isso com o intuito de evitar descartes e destinações inadequadas.

“Nossa reunião foi focada na atualização e reforço das boas práticas com os gerentes setoriais. Além disso, estamos em constante treinamento com todos os colaboradores e buscando implementações, como a política reversa, para aumento do material reciclável, entre outros projetos relevantes para o nosso segmento.”

A nutricionista e gerente do Serviço de Nutrição do HGG, Valéria Souza, pontua que a amplitude do programa de gerenciamento de resíduos não é apenas institucional, mas social. “Por exemplo, em nosso serviço fazemos a segregação do lixo orgânico, que são recicláveis, daquele que não é reciclável. Com isso conseguimos desenvolver um trabalho a nível social de desenvolvimento com sustentabilidade. Para mim é um programa importante para que todos, a nível de instituição, saibamos como manusear e como destinar corretamente o lixo produzido.”

Para a coordenadora do Escritório da Qualidade da unidade de saúde, Aline Maia, o PGRSS além de ajudar o meio ambiente, consegue também otimizar custos, gerando outros benefícios para a sociedade e a instituição. “A reunião foi extremamente importante devido ao fato de cada gestor poder entender aonde é que o setor dele se encontra no programa de resíduos. Olha, eu produzo mais lixo comum, eu produzo mais lixo infectante e se entendendo dentro desse contexto vai saber otimizar, treinar a sua equipe para um descarte mais consciente”, finalizou.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.