(26/03/2024) Colaboradores do HGG, Hemocentro e Idtech participam de treinamento de segurança do trabalho em altura
Capacitação dos profissionais atende Norma Regulamentadora NR 35
Colaboradores que atuam nas áreas de segurança do trabalho, logística, hotelaria, manutenção predial e enfermaria do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participaram, no dia 22 de março, do treinamento de segurança do trabalho em altura. A capacitação, promovida pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), abordou as normas, análise de riscos, equipamentos, procedimentos e prevenção de acidentes em vista de manter os colaboradores atuando com segurança, eficiência e qualidade.
A atividade atende a Norma Regulamentadora NR 35, que estabelece que trabalhadores que exercem funções em altura superior a dois metros devem passar por treinamento. A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção, afim de evitar acidentes e imprevistos.
O treinamento teórico e prático foi ministrado pelo Tenente do Corpo de Bombeiros, Valdivino da Silva. Ao longo de oito horas de curso, ele reforçou as medidas de proteção para o trabalho em altura, que envolvem planejamento, organização e execução segura. “Aqui no HGG, nós temos acesso a edificação em todas as áreas, em alguns ambientes que têm diferença de nível de mais de dois metros. Por isso, existe a necessidade desses profissionais estarem preparados para acessar esses locais com segurança. A partir desse curso, esses colaboradores estão habilitados para eventualidades e podem transmitir a outros, inclusive a nível de fiscalização, o que foi aprendido sobre segurança e trabalho em altura”, explicou.
A gerente do Sesmt do HGG, Michelly Matias afirmou que o treinamento é mais uma medida para garantir a segurança dos profissionais que atuam em altura na unidade. “Nosso objetivo aqui é o entendimento de todo o uso dos equipamentos, para que se tenha segurança ao acessar a parte superior da unidade hospitalar. A partir deste treinamento, estes profissionais estão habilitados para vistoriar serviços de terceiros, vistoria predial e de manutenção. Por isso é que esse curso envolveu colaboradores de diversas áreas de atuação do HGG”, afirmou.
A gerente de Hotelaria do HGG, Vitoria Alta, foi uma das selecionadas para participar da capacitação. A gestora é uma das responsáveis por acompanhar o trabalho de serviços terceirizados na parte superior do hospital, como, por exemplo, a limpeza das janelas. Vitoria acredita que, a partir do curso, se sente mais preparada para orientar estes profissionais. “Eu posso observar melhor e ajudar a cuidar da saúde do trabalhador, corrigindo possíveis falhas com um olhar mais atento. O curso foi importante porque a gente vê que é possível exercer esse trabalho com toda a segurança, desde que você use os equipamentos adequados e as técnicas corretas”, avaliou.
Segurança do Trabalho em AlturaUma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. A criação de uma Norma Regulamentadora ampla que atenda a todos os ramos de atividade é um importante instrumento de referência para que estes trabalhos sejam realizados de forma segura.
Fonte:
IDTECH