Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(09/02/2024) Psicóloga do HGG aborda o tema violência contra a mulher durante o carnaval

O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os cuidados e precauções que podem ser tomados para garantir a segurança das mulheres durante o Carnaval e também em casos de violência doméstica

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, promoveu, no dia6 de fevereiro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), uma palestra com o tema "Carnaval x Violência Contra a Mulher", ministrada pela psicóloga Flávia Christine. O evento foi direcionado aos pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento.

Flávia ressaltou a importância de conscientizar as pessoas sobre os cuidados e precauções que podem ser tomados para garantir a segurança das mulheres durante o Carnaval e em qualquer contexto, incluindo casos de violência doméstica. Ela destacou a triste realidade da violência contra a mulher, que infelizmente se intensifica durante essa festividade. Para se proteger, a psicóloga compartilhou algumas dicas valiosas, como não sair sozinha, não compartilhar copos e evitar ir ao banheiro desacompanhada. Também alertou sobre a segurança no transporte, recomendando o uso de aplicativos de corrida monitorados, e recusar caronas e viagens clandestinas.

Além disso, a psicóloga abordou a questão da violência doméstica, ressaltando que é fundamental discutir as situações em que mulheres sofrem abusos dentro de casa. Muitas vezes, elas podem não reconhecer que estão sendo vítimas de violência e, aos poucos, vão perdendo a força e a autonomia.

"Uma questão muito importante é as mulheres respeitarem seus corpos, mesmo estando em relacionamentos, e não se sentirem obrigadas a ter relações sexuais apenas para satisfazer seus parceiros. O consentimento é fundamental e a relação sexual deve ser baseada no respeito mútuo. E não é não! Além disso, é importante que os parceiros olhem para outras coisas que não só o sexo. Não é só o sexo que é importante em uma relação, mas todo um cuidado que deve acontecer diariamente e que vai contribuir para que a esposa esteja mais próxima", destacou.

A palestra impactou profundamente a paciente Maria de Fátima dos Santos, de 66 anos, que se emocionou durante a palestra. Ela expressou a relevância dessas palestras promovidas pelo HGG em conscientizar tanto homens quanto mulheres sobre a existência da violência psicológica. Maria de Fátima destacou a importância de trazer esse tema à tona para que as mulheres possam reconhecer situações de abuso e buscar ajuda.

"Eu acho muito importante essas palestras que o HGG traz, muito importante, muito importante mesmo para trazer a alerta para as pessoas, tanto para o homem quanto para a mulher. Nota 10! Com essas palestras as mulheres podem até perceber que estão vivendo um tipo de violência psicológica."

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.