Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(20/01/2023) Núcleo de Segurança do Paciente do HGG realiza balanço sobre as pendências nas tratativas de notificações do ano de 2022

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, setores do hospital acumularam diversas notificações não tratadas

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG monitora mensalmente as notificações e tratativas realizadas via sistema de notificações. Segundo a coordenadora do NSP, Aline Cristina Magalhães, o principal objetivo dessas notificações é contribuir de forma significativa para revelar os riscos que o cuidado em saúde representa para os pacientes. “As informações das notificações de incidentes devem ser utilizadas para evitar a ocorrência de danos futuros, semelhantes aos que estão sendo notificados”, explicou.

De acordo com dados do NSP, foi realizada uma análise sobre as notificações recebidas e suas respectivas tratativas ao longo de todo o ano de 2022. Após a verificação das informações, foi evidenciado um acúmulo de pendências nas tratativas das notificações por alguns setores. São eles: Apoio e Diagnóstico, Clínica Médica, que fazem parte da diretoria de enfermagem; e Nutrição, que integra a Diretoria Multidisciplinar. Além disso, a Diretoria Administrativa, bem como o setor Hotelaria, e algumas especialidades da Subdiretoria da Clínica Cirúrgica, Subdiretoria da Clínica Médica, Coordenadores Médicos do CTI, Intercorrência e o Laboratório também acumularam pendências.

Aline Cristina ressaltou que o NSP apresenta os dados continuamente em reuniões para os gestores e realiza o acompanhamento junto às lideranças, com orientações para as análises e tratativas dos eventos notificados. Para 2023, a coordenadora explicou que haverá algumas mudanças. “O sistema de notificações do HGG passará por mudanças, com o objetivo de agrupar as notificações e identificar os riscos que devem receber mais atenção precocemente”, pontuou.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.