Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(24/11/2022) Oficina de Arte do HGG alegra pacientes durante atividade artística em tarde chuvosa

Atividade foi conduzida pelo artista plástico Alexandre Liah, nesta terça-feira (22)

Na tarde desta terça-feira, 22 de novembro, os pacientes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) participaram da Oficina de Arte e aprenderam diversas técnicas de pintura com o artista plástico Alexandre Liah, responsável por conduzir o projeto de humanização da unidade. A atividade durou cerca de uma hora.

Guilherme Barbosa Silva, 17 anos, está internado no HGG há um mês. Depois de tanto tempo em um leito de hospital, ele contou sobre a sua emoção em poder realizar uma atividade diferente. "É muito bom poder fazer algo diferente, além de ficar no quarto. Inclusive o meu desenho é uma janela de um quarto. Esse projeto é muito importante. A gente não sabe quanto tempo mais vai ficar internado, e eu acho que não ter um ar, não ter a liberdade de fazer o que quiser, na hora que quiser, é um pouco estressante. Então pintar, fazer algo diferente ajuda demais", pontuou.

Já a paciente Mara Núbia Soares de Queiroz, 37 anos, que está internada na unidade se recuperando de um procedimento cirúrgico, contou que fez amizade com uma colega de quarto e dedicou a obra feita durante a sua primeira participação na oficina de arte para ela. “Eu nunca havia participado de uma oficina assim. Eu amo cores, amo esse mundo colorido e tive a oportunidade de fazer uma homenagem para a minha amiga de quarto. Nós moramos em cidades distantes, e esse foi um momento de dedicar o carinho que sinto por ela. Hoje eu não estava bem, mas pude distrair e alegrar o meu dia. Esse projeto é muito lindo, pois, nos ajuda e incentiva", contou.

Alexandre Liah, artista plástico que conduz a oficina, destacou que a cada edição do projeto ele tem uma experiência nova. "Em cada ação, é um novo sentimento. São pessoas diferentes, contando histórias diferentes. Nós vemos o esforço e empenho de cada participante para retratar os seus sentimentos por meio da experiência da pintura artística. É sempre muito especial", destacou.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.