Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(21/11/2022) Pacientes do AMA participam de palestra sobre diabetes

Residente do serviço de endocrinologia do HGG esclareceu dúvidas de pacientes e acompanhantes que aguardavam por consulta no ambulatório

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) promoveu, na última sexta-feira, 18 de novembro, uma palestra ministrada pela residente do serviço de endocrinologia do HGG, Mariana Diniz Prado, abordando a temática diabetes. O conteúdo foi destinado aos pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

A profissional explicou o que é o diabetes, quais os tipos existentes, as medidas de prevenção e meios de tratamento. Mariana também fez o alerta sobre os principais cuidados para evitar o diagnóstico. "As ações para evitar o diabetes são a manutenção do peso, ou perda de peso, no caso de quem está com sobrepeso ou obesidade, fazer uma dieta com menos carboidrato e aumentar o consumo de salada, frutas e fibras. Além disso, também é necessário praticar alguma atividade física regular, sendo recomendado no mínimo 150 minutos de atividades por semana," destacou.

A paciente Lucineide Ribeiro, 45 anos, é moradora de Inhumas e aguardava por consulta no HGG. Ela contou que é diabética e já faz acompanhamento no Centro Estadual de Atenção ao Diabético do HGG (Cead). Lucineide acompanhou cada momento da palestra, e declarou que gostou muito da iniciativa. "Eu amei a palestra, já que esse é um assunto do meu interesse. Acho muito importante ações como essa, pois, serve para abrir a mente das pessoas para o assunto, além de alertar e orientar também."

Outra paciente que também escutou atentamente as orientações repassadas pela profissional de saúde foi a Maria Célia Pereira Damasceno, 65 anos. "Achei ótima a palestra. Muitas pessoas interagiram, tiraram dúvidas, assim como eu, que também fiz várias perguntas. Então, esse momento é muito importante para levar o conhecimento para as pessoas dentro do hospital. Aqui nós temos pessoas de várias cidades e idades, então é muito bom poder alertar sobre os vários tipos de problemas", destacou.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.