Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(10/06/2022) HGG realiza webinar sobre tireoide

Palestrante abordou como realizar o diagnóstico seguro da doença

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou, na última terça-feira, 7 de junho, o webinar Semana Internacional da Tireoide - Menos é Mais. O tema foi abordado pela médica endocrinologista do HGG, Raquel Andrade de Siqueira, e teve como mediador o diretor de Ensino e Pesquisa também do HGG, Sérgio Vencio.

Raquel explicou que este tema foi escolhido no Brasil porque nos últimos anos foi detectado um excesso de condutas desnecessárias desde o início do diagnóstico até o fim da cadeia, no tratamento. "Foi percebido que não estamos reconhecendo bem a doença que estamos tratando, muitas vezes um sobrediagnóstico e um supertratamento para doenças que teriam uma característica, uma evolução mais indolente", disse.

Raquel usou um estudo de caso clínico para explicar o que são os nódulos tireoidianos. Ela usou o case para fazer questionamentos, como o uso da ultrassonografia de tireoide como um exame de rotina e em que casos são indicados os exames de punção.

A médica também abordou a iniciativa "choosing wisely", que são as recomendações do Departamento de Tireoide sobre o tópico específico da doença. Essa proposta tem as cinco recomendações mais bem pontuadas pelos associados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM) do que não fazer durante o diagnóstico da doença.

"Menos é mais quando você conhece a doença e consegue compreender e acompanhar a evolução natural dela ao longo do tempo. Quanto mais você conhece, mais sabe escutar, observar e intervir quando, de fato, seja necessário para acrescentar saúde, prognóstico, diminua recorrência. Quando isso não é comprovado na literatura, a gente tem que perceber a hora de evitar os excessos, que podem trazer mais danos para o paciente do que benefícios", finalizou a médica.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.