Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(09/09/2021) Vídeochamadas são alternativa para pacientes do HGG aliviarem a saudade de seus familiares

Serviço já existe na unidade desde abril de 2020 e é realizado pela equipe de psicologia

No Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, as videochamadas entre os pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seus familiares foi a alternativa encontrada pela equipe multidisciplinar para ajudar quem está internado a aliviar a saudade e mandar notícias para família durante a pandemia da covid-19. A diretora de serviços multidisciplinares, Rogéria Cassiano, explica que a implantação do projeto é voltada para pacientes internados no CTI e nas enfermarias covid-19. "Nós fazemos ligações diariamente, e esse contato é intermediado pelo serviço de psicologia. Em seguida, o médico também fala com a família para passar o boletim do quadro do paciente naquele dia". Ela destaca que esse serviço se tornou fundamental, uma vez que as visitas foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

A psicóloga Camila Paiva destaca que a chamada de vídeo é essencial para o paciente manter contato com o meio externo durante a internação. "Esse é o único momento que ele vê a família, que ele consegue receber apoio dos familiares, o que é importantíssimo para recuperação do paciente. Nós temos, inclusive, relatos de pacientes que após videochamadas manifestam que agora tenho mais força para lutar estou me sentindo muito melhor." Camila pontua, ainda, que a videochamada quebrou barreiras que a visita presencial não permitia, como ver as crianças, os animais, a própria casa do paciente. "É claro que não substitui receber o toque e o afeto do familiar, mas a chamada de vídeo permitiu novas possibilidades."

Virou Lei
Na última semana foi sancionada a Lei Federal nº 14.198/21, que regulamenta a realização de videochamadas feitas por pacientes internados em instituições hospitalares e demais serviços de saúde. A lei entrou em vigor na data de sua publicação, 03 de setembro de 2021.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.