Hospital Estadual Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Ensino e Pesquisa





O Hospital Alberto Rassi – HGG, em toda a sua trajetória, sempre esteve vinculado à formação profissional e ao estudo científico na área da Saúde. Reinaugurado em 1998, reorganizou em 2001 seus Programas de Residência Médica, inicialmente em oito especialidades. Hoje são 21 especialidades e uma subespecialidade.

Em 2013 passou a contar também com a Residência Multiprofissional. Aberto a profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, o curso tem duração de dois anos e bolsas de estudos patrocinadas pelo Ministério da Saúde. O Hospital ainda mantém convênios para internato e é campo de formação para estagiários de diferentes instituições de ensino superior e técnico-profissionalizante.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIREP), através de sua Diretora Dra. Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, é a responsável por administrar os programas de residência médica e multidisciplinar, internato, estágios e o intercâmbio com instituições de ensino. Também são atribuições da DIREP dar suporte à pesquisa, Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAP) e ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), além de gerenciar a Biblioteca.


Hospital Ensino

Em maio de 2012, o Hospital Alberto Rassi – HGG obteve sua certificação como Hospital Ensino. Concedida por meio de portaria conjunta dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a certificação contempla hospitais que desenvolvem, além das atividades de atenção à saúde de alta complexidade, a formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.

O reconhecimento como Hospital de Ensino consolida a unidade de saúde como campo de formação. Ao mesmo tempo, agrega qualidade à atenção dispensada ao paciente e por meio de melhores práticas, com foco na avaliação permanente, compromisso de todos e transparência de informação. A certificação confere ao Hospital incentivo no custeio da assistência prestada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procedimentos realizados passam a ter melhor remuneração pelo Ministério da Saúde, pois se entende que, por serem executados em uma unidade de saúde voltada para a formação profissional, de qualidade, têm um custo maior das suas atividades voltados ao ensino.

Fonte: IDTECH / HGG





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.