Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Responsabilidade Social





O Hospital Alberto Rassi – HGG promove uma série de campanhas de saúde voltadas para orientação da população. São ações que extrapolam o papel do Hospital e que têm cunho social, visando a promoção de uma maior qualidade de vida e da saúde para pacientes, familiares e a comunidade em geral. Os eventos são direcionados aos pacientes e também ao público externo. O Hospital também participa das Campanhas do Agasalho, do Papel e do Brinquedo, ações de responsabilidade social do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG.

Campanhas de saúde:



Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, é comemorado no Hospital Alberto Rassi – HGG com atividades para pacientes, visitantes e colaboradores. A Brigada de Combate ao Tabagismo, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, percorre a unidade de saúde esclarecendo as dúvidas e orientando aqueles que não sabem como sair do vício. Ainda são promovidas palestras, tanto para usuários quanto para os médicos residentes e internos, mostrando o que acontece no corpo humano ao ingerir as 4.700 substâncias tóxicas contidas no cigarro.








Parkinson

O Dia Mundial do Parkinson, 10 de abril, é lembrado no Hospital Alberto Rassi – HGG com atividades para pacientes e o público em geral. No Hospital funciona, desde 2005, o Ambulatório de Distúrbios do Movimento, que trata doentes de Parkinson e outras doenças, entre as quais, distonias, tremores, balismo, ataxia e outras. O ambulatório oferece diagnóstico, exames e tratamento, com aplicação de botox nos casos de distonia. Para ter acesso ao atendimento o paciente precisa ser encaminhado por médicos da rede de saúde pública.








Rim

Por ano, mais de 300 pacientes são submetidos à hemodiálise, processo artificial que substitui as funções dos rins, no Hospital Alberto Rassi – HGG. A seção de Nefrologia é o maior serviço do hospital. Estão disponíveis 22 leitos de internação para os mais variados problemas renais e a taxa de ocupação é de 98%. Após a gestão da organização social, o HGG recebeu o investimento de R$ 123 mil em oito equipamentos para cirurgias por vídeo, utilizados para o tratamento do cálculo renal. Esse tratamento, que é menos invasivo e mais utilizado em hospitais particulares, além de proporcionar grandes benefícios ao paciente, é feito pela seção de Urologia da unidade. No Dia Mundial do Rim, 14 de março, o Hospital Alberto Rassi – HGG realiza atendimento extra à população. São oferecidas orientações médicas, exames de urina, medição de pressão arterial e teste de diabetes, em uma tenda montada no estacionamento da unidade.








Combate à Psoríase

Em comemoração ao Dia Mundial da Psoríase, o Hospital promove campanha de conscientização sobre esta doença inflamatória de pele, com o objetivo de conscientizar e combater o preconceito contra os portadores, vítimas da desinformação. São ministradas palestras e, em todas as alas do hospital, distribuídos materiais impressos sobre a doença, que atinge cerca de 2% da população mundial.








Programa de Controle e Cirurgia de Obesidade (PCCO)

A obesidade já é um dos problemas mais importantes que a saúde pública enfrenta no Brasil e também em vários países do mundo. Para alertar e entender porque as pessoas estão engordando tanto e a dificuldade que se tem para perder peso, o HGG realiza no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, uma série de atividades que envolvem atendimentos individuais, palestras e exercícios físicos. O HGG conta ainda com o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PCCO), direcionado a pacientes com obesidade grau III, que recebem atendimento multiprofissional.









Outubro Rosa

Único hospital da rede estadual que realiza exames de mamografia, o Hospital Alberto Rassi – HGG participa da campanha, que se caracteriza principalmente pela iluminação especial na cor rosa de prédios públicos, monumentos e fachadas de empresas para lembrar a importância de prevenir o câncer de mama. Lançada em 1997, nos Estados Unidos, a Campanha do Outubro Rosa é realizada em várias cidades do País.








Novembro Azul

Sede do Núcleo Interdisciplinar de Orientação em Sexualidade (Nois), que atende em sua maioria homens, o HGG anualmente adere à campanha Novembro Azul. Como a do Outubro Rosa, usa a estratégia de iluminar prédios e monumentos, mas da cor azul e para chamar a atenção sobre a necessidade do homem cuidar de sua saúde. Mini-palestras sobre as doenças mais prevalentes nos homens e sexualidade são ministradas no ambulatório.






Combate à Aids

O Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, também é tema de ação no Hospital Alberto Rassi – HGG. Todos os colaboradores receberam um laço vermelho, simbolizando a luta contra o vírus HIV. No ambulatório, o tema Aids é abordado por meio de palestras.







Diabetes

Atualmente, o diabetes é a terceira causa de mortes do Brasil. E o pior: 50% das pessoas afetadas não sabem que são diabéticas. Para alertar a população sobre a doença silenciosa, o HGG promove no dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, uma série de atividades que identificam a enfermidade. São oferecidos teste de diabetes, aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações médicas com nutricionistas. Por meio do Programa de Controle e Prevenção das Complicações do Pé Diabético, o hospital mantém uma rotina de atendimento ambulatorial para garantir a avaliação regular dos pés dos diabéticos para detecção precoce de problemas.








Sou amigo de sangue do HGG

Quem tem paciente em tratamento nem sempre percebe, mas pode contribuir com a unidade de saúde doando algo que não é possível obter a não ser por um gesto solidário. Por isso, o Idtech, em parceria com o Hemocentro de Goiás (Hemogo), que fornece hemoderivados para a rede pública, realiza campanhas de mobilização de familiares, visitantes e também trabalhadores pela doação de sangue.






Outras Campanhas:




Campanha do Agasalho

A Campanha "Seu calor humano faz toda a diferença" foi realizada pela primeira vez em 2009, em parceria com a Rádio 730. Em sua terceira edição arrecadou mais de 19 mil peças de roupas, beneficiando mais de 30 instituições, entre as quais creches, asilos, entidades de apoio aos portadores de HIV, e outras. As doações são entregues pelos colaboradores, que conhecem de perto a realidade de quem precisa de ajuda.








Campanha do Papel

O Idtech encaminha todo o papel que descarta para reciclagem. Por meio de caixas de coleta instaladas em seus postos de trabalho, o Instituto incentiva seus colaboradores a fazerem o mesmo com o papel descartado em suas residências. A iniciativa também tem a adesão das empresas parceiras e comércio vizinho aos postos de trabalho. Os recursos obtidos com essa campanha são revertidos em brinquedos para serem distribuídos no Natal.






Campanha do Brinquedo

Realizada anualmente, desde 2008, a Campanha Natal Criança Feliz beneficia crianças carentes da capital e Região Metropolitana de Goiânia. É desenvolvida em parceria com a TV Serra Dourada e tem como aliada a Campanha do Papel. Em 2010, a arrecadação foi 45% maior do que no ano anterior. Nestes três anos, pelo menos 10 mil brinquedos distribuídos para dezenas de instituições de assistência.






Núcleo Interdisciplinar de Orientação em Sexualidade - NOIS

Vinculado ao Ambulatório de Urologia/Andrologia do HGG, o Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (NOIS), estruturado sob a ótica interdisciplinar, é responsável pelo atendimento de pacientes com queixa de disfunção sexual referenciados pela rede básica.



Fonte: IDTECH / HGG





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.