Hospital Alberto Rassi
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Planejamento Estratégico








1. Apresentação

O Plano Estratégico do Hospital Alberto Rassi – HGG surgiu através do contrato de gestão firmado entre o IDTECH e a Secretaria Estadual de Saúde, em Março de 2012.

Este documento, intitulado Plano Estratégico 2019/2020 comunica a intenção almejada pela administração para o período de Abril/2019 – Abril/2020 para auxiliar no monitoramento dos progressos da unidade rumo à excelência e ao cumprimento das metas de longo prazo, a partir da tradução das estratégias em perspectivas de objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, garantindo uma gestão estratégica e eficiente.

Sua elaboração foi balisada por ferramentas da Administração Estratégica como a Cadeia de Valor e a matriz SWOT (Strengths - Forças / Weaknesses - Fraquezas / Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças) e o BSC – Balanced Scoredcard.

O BSC do Hospital Alberto Rassi – HGG foi contextualizado para a realidade de uma instituição pública administrada por uma Organização Social sem fins lucrativos, no qual apresenta a perspectiva sustentabilidade substituindo a financeira. Essa ferramenta proporciona o compartilhamento das estratégias entre todos os profissionais da unidade e deixa claro a responsabilidade de cada um na execução dos projetos.

A implementação do planejamento estratégico proporciona à instituição uma organização melhor, facilitando a tomada de decisão mais acertada e no momento correto, o que levará a um melhor controle de custos, melhor redimensionamento de pessoal e melhoria de qualidade e eficiência.


2. Diagnóstico Estratégico

2.1. Matriz SWOT

Análise do Ambiente Interno
Forças Fraquezas
• Nome da Instituição
• Projetos com foco na humanização da assistência;
• Comunicação interna eficaz;
• Equipe de Tecnologia da informação capacitada e com domínio sobre os softwares de gestão;
• Equipes Médica, Multiprofissional e de Enfermagem especializadas;
• Estrutura física adequada;
• Residência Médica e Multiprofissional;
• Educação Permanente;
• Modelo de Gestão;
• Participação no PROADI-SUS/MS;
• Programa de capacitação;
• Hospital Ensino certificado pelo MEC e MS.


• Baixa adesão aos protocolos assistenciais;
• Processo/Tempo de substituição de RH lento;
• Gestão do Corpo Clínico;
• Gestão documental da qualidade;
• Obsolescência gradual dos equipamentos de informática;
• Fonte única de recursos;
• Ausência de fornecedores e prestadores de serviços qualificados no mercado;
• Ausência de processo seletivo interno;
• Obsolescência gradual dos equipamentos médico-hospitalares.


Análise do Ambiente Externo
Oportunidades Ameaças
• Habilitação em novos serviços
• Acreditação em Nível Internacional;
• Habilitações em programas de referência do MS (Ex.: Doenças Raras, Projeto TX e outros);
• Descentralização do atendimento de saúde no estado de Goiás (Ex.: CEAD);
• Implantação do e-Saúde pelo Ministério da Saúde com vistas a atender aos princípios básicos de qualidade dos quitados de saúde até 2020.

• Instabilidade do cenário econômico e financeiro Brasil/Goiás;
• Mudança no cenário político do Brasil/Goiás;
• Judicialização da Saúde;
• Baixo índice de vacinação da população;
• Envelhecimento da população;
• Modelo de Gestão da Saúde Pública;
• Pacientes regulados sem considerar o perfil do HGG (habilitações, capacidade instalada, hospital de ensino e pesquisa);
• Absenteísmo de pacientes - compromete o cumprimento de metas contratuais.


2.2. Cadeia de Valor


2.3. Perfis de Atendimento

Perfil Cirúrgico




Perfil Ambulatorial




2.4. Missão, Visão e Valores

Missão

Corresponde ao que se propõe fazer e para quem. Caracteriza a função que a organização pretende desempenhar e identifica sua razão de ser para , então, definir o detalhamento de seus objetivos, metas e ações.

Garantir Assistência Multiprofissional especializada aos usuários do SUS no Estado de Goiás para o desenvolvimento científico da saúde.

Visão

A visão de uma organização refere-se à imagem específica do futuro desejado num dado horizonte de tempo, ou seja, reflete um conjunto de intenções e aspirações, que sinalizam aonde se quer chegar. A visão representa o que a organização quer ser.

Ser reconhecido pela excelência no atendimento humanizado, ensino, pesquisa e gestão em saúde.

Valores

São princípios, crenças, costumes e ideias em que a maioria das pessoas da organização acredita. Estabelecem a base para a compreensão das atitude e motivam as ações e condutas de todos os integrantes da organização, para que ela possa atingir sua missão.

1. Ética
2. Humanização
3. Profissionalismo
4. Honestidade
5. Trabalho em Equipe
6. Valorização da Vida
7. Responsabilidade
8. Respeito às Diferenças



2.5. Mapa Estratégico



Fonte: IDTECH





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