Hospital Alberto Rassi
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Planejamento Estratégico








1. Apresentação

O Plano Estratégico do Hospital Alberto Rassi – HGG surgiu através do contrato de gestão firmado entre o IDTECH e a Secretaria Estadual de Saúde, em Março de 2012.

Este documento, intitulado Plano Estratégico 2014/2015 comunica a intenção almejada pela administração para o período de Abril/2014 – Abril/2015 para auxiliar no monitoramento dos progressos da unidade rumo à excelência e ao cumprimento das metas de longo prazo, a partir da tradução das estratégias em perspectivas de objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, garantindo uma gestão estratégica e eficiente.

Sua elaboração foi balisada por ferramentas da Administração Estratégica como a Cadeia de Valor e a matriz SWOT (Strengths - Forças / Weaknesses - Fraquezas / Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças) e o BSC – Balanced Scoredcard.

O BSC do Hospital Alberto Rassi – HGG foi contextualizado para a realidade de uma instituição pública administrada por uma Organização Social sem fins lucrativos, no qual apresenta a perspectiva sustentabilidade substituindo a financeira. Essa ferramenta proporciona o compartilhamento das estratégias entre todos os profissionais da unidade e deixa claro a responsabilidade de cada um na execução dos projetos.

A implementação do planejamento estratégico proporciona à instituição uma organização melhor, facilitando a tomada de decisão mais acertada e no momento correto, o que levará a um melhor controle de custos, melhor redimensionamento de pessoal e melhoria de qualidade e eficiência.

2. Diagnóstico Estratégico

2.1. Matriz SWOT

Análise do Ambiente Externo
Oportunidades Ameaças
• Habilitação em novos serviços
• Processo de certificação
• Ampliação da Residência Médica
• Ampliação da Residência Multiprofissional
• Voluntariado
• Mudanças no Governo
• Rompimento do Contrato
• Não alcance das metas contratuais
• Turnover
• Realização de procedimentos não habilitados
• Quiosques de alimentação no entorno do Hospital
• Monopólio dos Serviços de Anestesiologia


Análise do Ambiente Interno
Forças Fraquezas
• Nome da Instituição
• Modelo de contratação por contrato de gestão
• Equipe comprometida e qualificada
• Ampliação e reforma da estrutura
• Projeto (PROFACE, Respire, Pensar, PCCO, NOIS, Singular)
• Sarau do HGG
• Ações com a comunidade
• Gerência de Hotelaria
• Consulta de enfermagem na Endoscopia
• Participação da equipe multiprofissional nas comissões
• Controle Social (Conselho Local de Saúde e Conselho de Excelência)
• Canais de Comunicação com o paciente
• Gestão Cidadã
• Referência no Tratamento de Esclerose Múltipla, Demência, Pé Diabético, Xerodermia Pigmentosa.

• Comunicação interna (entre profissionais e entre os setores)
• Estrutura Física do CME, Endoscopia, UTI (ala D), Farmácia, Almoxarifado
• Manutenção e acompanhamento do Parque tecnológico assistencial
• Farmácia
• Projeto de Qualidade de vida alinhado ao perfil epidemiológico do colaborador
• Composição e organização do Prontuário do Paciente
• Avaliação pré-anestésica
• Controle patrimonial
• Qualificação das Lideranças


2.2. Cadeia de Valor


2.3. Perfis de Atendimento

Perfil Cirúrgico




Perfil Ambulatorial




2.4. Missão, Visão e Valores

Missão

Corresponde ao que se propõe fazer e para quem. Caracteriza a função que a organização pretende desempenhar e identifica sua razão de ser para , então, definir o detalhamento de seus objetivos, metas e ações.

Garantir assistência multiprofissional especializada aos usuários do SUS no Estado de Goiás contribuindo para o desenvolvimento científico na área da saúde.


Visão

A visão de uma organização refere-se à imagem específica do futuro desejado num dado horizonte de tempo, ou seja, reflete um conjunto de intenções e aspirações, que sinalizam aonde se quer chegar. A visão representa o que a organização quer ser.

Ser um centro de excelência nacional em assistência especializada, ensino e pesquisa.


Valores

São princípios, crenças, costumes e ideias em que a maioria das pessoas da organização acredita. Estabelecem a base para a compreensão das atitude e motivam as ações e condutas de todos os integrantes da organização, para que ela possa atingir sua missão.

1. Honestidade: Sujeição aos princípios da confiabilidade, da verdade e da transparência em todas as ações e relações.

2. Transparência: Publicação das informações permitindo amplo acesso e ao controle social;

3. Excelência na prestação de serviços multidisciplinares oferecidos aos pacientes;

4. Compromisso com a clientela atenção aos anseios dos usuários, procurando sempre atender as suas necessidades;


5. Atenção com os colaboradores observância de preceitos e normas que visam a garantir os direitos dos colaboradores;

6. Participação envolvimento e sinergia de toda a equipe em busca do alcance dos resultados propostos;

7. Eficiência assegurar a todos os usuários que procuram atendimento, celeridade e segurança;

8. Consciência ecológica respeito ao meio ambiente e a sociedade procurando adotar práticas conscientes no trabalho;

9. Qualidade de Vida no Trabalho através de um ambiente saudável;

10. Responsabilidade empenho dispensado no exercício das funções buscando atender a Sociedade com segurança e eficiência.


2.5. Mapa Estratégico



Fonte: IDTECH





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