Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(11/02/2019) Pesquisa realizada por residente do HGG conclui que pacientes estão satisfeitos com as refeições oferecidas durante período de internação

Residente de nutrição, Jhéssica Ferreira Silva, apresentou trabalho durante a Semana Científica, evento que reúne a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR)

A residente de Nutrição do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Jhéssica Ferreira Silva, apresentou na Semana Científica, uma pesquisa realizada com 100 pacientes da unidade, que concluiu que a maioria estava satisfeita com as refeições oferecidas pelo hospital durante o período de internação. O evento acontece até sexta-feira, 8 de fevereiro, e reúne a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) de 58 profissionais dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde de Goiás.

Com o título “Grau de satisfação dos pacientes em relação às refeições oferecidas por um hospital público na cidade de Goiânia-GO”, o objetivo da pesquisa foi identificar o grau de satisfação de pacientes em relação às refeições oferecidas, e identificar se existe relação da satisfação com as variáveis: idade; tempo de internação; sexo, renda; escolaridade; reincidência; presença de comorbidades; consistência da dieta e composição da dieta.

O estudo foi realizado nas clínicas médica e cirúrgica do HGG entre os meses de maio a setembro de 2018. “Eu queria que eles pensassem em todas as refeições e me respondessem sobre o grau de satisfação das refeições com relação à aparência, temperatura, sabor/tempero e quantidade”, explica Jhéssika, que aplicou o questionário para uma amostra de 100 pacientes internados. “O resultado encontrado foi de que a maioria dos pacientes relatou estar satisfeito ou muito satisfeito em relação às quatro características investigadas”, concluiu a nutricionista, que recebeu elogios da banca examinadora.

Para a gerente do Serviço de Nutrição do HGG, Valéria de Souza, a pesquisa consegue comprovar cientificamente o grau de satisfação dos pacientes internados. “É uma pesquisa que amplia os horizontes do modo de ver do paciente, sabemos que na instituição hospitalar existem diversos tipos de patologias e dietas restritivas que fazem com que a alimentação seja considerada uma vilã. Tentamos proporcionar da melhor forma possível que a alimentação do paciente no HGG seja a mais similar com a sua residência, de acordo com suas dietas específicas. Quando o residente desenvolve esse tipo de trabalho, abre espaço para cada vez nós otimizarmos os nossos serviços, acarretando na melhoria contínua de qualidade para o paciente” declarou.

*Com informações do site da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS

Foto: Karim Alexandre


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.