Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(26/12/2018) Últimas apresentações do Sarau de Natal do HGG emocionam pacientes

A harpista Aline Araújo com músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Coral do TCM marcam a última semana de Sarau de 2018 no HGG

A última apresentação no Sarau especial de Natal, realizado no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, emocionou os pacientes com melodias instrumentais tradicionalmente prestigiadas em uma das festividades mais esperadas do ano. O recital ficou sob o comando da harpista Aline Araújo com o auxílio dos violinistas Felipe Marciano e Marcos Vinícius, músicos integrantes da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Apresentando há cinco anos no projeto Sarau do HGG, a harpista emocionou o público, que aplaudiu o recital a cada canção. Raíssa Aguiar é cozinheira e está com o filho de cinco anos internado no HGG há uma semana. Ela conta que ficou encantada com os músicos e que se sentiu emocionada ao ver e ouvir, pela primeira vez, o som de uma harpa. “Apesar de ser instrumental, a gente fica com vontade de cantar. A música toca no fundo do coração da gente, ainda mais estando aqui em um Hospital. Foi muito bonito porque foi a primeira vez na minha vida que vi uma harpa”, disse.

Ao lado dos músicos da orquestra, Aline, que conduziu a apresentação, contou aos pacientes que escolheu um figurino especial exclusivo para a apresentação no HGG. “Adquiri essa blusa com notas musicais apenas para me apresentar aqui no Hospital. Já tenho a parceria com a unidade há cinco anos e todo ano, aguardo para me apresentar no Sarau especial de Natal. A cada olhar de vocês meu coração se enche de alegria por saber que a música, que as canções que eu toco aqui, tocam também a cada um”, disse.

Os pacientes ficaram emocionados na última apresentação especial de Natal e lotaram o hall do quarto andar. Quando Aline encerrou sua apresentação e posou com os músicos para a tradicional foto com os pacientes, uma mãe com um semblante alegre e sereno pediu para que a harpista fosse ao quarto tocar pelo menos uma canção para a filha Ingridy, de 19 anos, que sofre as consequências de toxoplasmose adquirida ainda quando estava na barriga da mãe. Ingridy sobrevive na cama, não enxerga, não fala e não anda e se alimenta com o auxílio de sonda. “Eu participei da apresentação e gravei uns vídeos para ela, quando fui ao quarto mostrar, percebi que ela esboçou felicidade e ficou um pouco inquieta, como se estivesse agradecendo pela música. Não contive e pedi para a Aline ir ao quarto tocar”, conta a mãe.

A harpista foi ao quarto com a harpa e tocou para Ingridy. Todos os pacientes que dividiam a enfermaria com a jovem não seguraram as lágrimas. “Foi muito emocionante tocar para essa jovem. Percebi que ela gostou e que a música foi uma terapia para ela”, disse a harpista.

Coral do TCM

Na segunda-feira, 17, o Coral Encantos de Goiás do Tribunal de Contas do Município (TCM) se apresentou no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG. Não só se apresentaram, como os músicos ambalaram os pacientes na cantoria e, ainda, ensaiaram um coro especial. A regência ficou por conta do maestro Lecy Maria. “O nosso objetivo foi trazer uma mensagem positiva, a verdadeira mensagem do Natal, que fala sobre Jesus Cristo. Elaboramos um repertório voltado para esse fim. Ficamos muito felizes em estar aqui no HGG por mais um ano, declarou.

A paciente Maria das Dores Silva ficou emocionada com a apresentação. Internada há dois dias, a idosa vai passar por cirurgia na vesícula. “No mês de dezembro a gente fica mais emotiva. Adorei a apresentação e chorei em todas as músicas. Parabéns pelo projeto”, declarou.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.