Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(13/12/2018) “Comportamento Seguro no Trabalho e no Trajeto” é tema da Sipat do HGG

Abertura aconteceu nesta segunda-feira, 10 de dezembro, no Auditório 2 da unidade

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, em parceria com o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), promove até sexta-feira, 14 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Com o tema “Comportamento Seguro no Trabalho e no Trajeto”, o evento está promovendo palestras educativas para os colaboradores, no Auditório 2.

A abertura aconteceu na segunda-feira, 10 de dezembro, com as palestras do agente da Secretaria Municipal de Trânsito, André Vicente, que abordou sobre acidentes no trânsito e no trajeto, além da palestra sobre benefícios do pensamento positivo, ministrada pela enfermeira Naiara Ribeiro. Já na terça-feira, 11 de dezembro, a Tenente Luzia, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), deu dicas para evitar acidentes domésticos.

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a Sipat contou com a palestra do instrutor do Detran, Eduardo Chacon, que explicou sobre o projeto Balada Responsável, e também com a palestra da chefe do Serviço de Fisioterapia do HGG, Joana França, e da fisioterapeuta Amanda Rafaela, que explicaram sobre o impacto da sequela física pós-acidentes.

De acordo com Eduardo Chacon, os números de mortes e sequelas no trânsito só crescem com o passar dos anos, o que acarreta vários prejuízos para a saúde dessas vítimas, além de um gasto maior para o País. “No ano passado mais de 41 mil pessoas receberam o seguro obrigatório por morte e mais de 284 mil por invalidez permanente. Estamos fazendo campanhas para tentar diminuir esses índices. Acreditamos que conscientizando cada condutor, cada pedestre e cada cidadão, poderemos ter um trânsito mais humano”, explicou.

Além dos assuntos já citados, os colaboradores também vão assistir palestra com o psicólogo da unidade, Dimilson Vasconcelos, que abordará os fatores psicológicos na prevenção de acidentes. A atividade acontece na quinta-feira, 13 de dezembro, às 19 horas e na sexta-feira, 14 de dezembro, às 16 horas.

De acordo com o gerente do Sesmt, Wilmar Felipe, o objetivo da Sipat é conscientizar os colaboradores sobre acidentes no trabalho e também no trajeto. “O Sesmt tem recebido muitos atestados, em torno de 300 por mês, o que corresponde aproximadamente 720 dias perdidos mensalmente. É como se um dois colaboradores não trabalhassem durante um ano inteiro. Então, para diminuir esse absenteísmo, estamos promovendo estas palestras educativas para maior conscientização. O nosso objetivo é que eles tenham sua integridade física resguardada em uma situação de acidente”, explicou.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.