Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(13/11/2018) No Dia Mundial do Diabetes, HGG/CEAD oferece serviços gratuitos

Aferição de pressão, teste de glicemia e orientações com profissionais serão oferecidos nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, entre às 7 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG

No Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), vai oferecer serviços gratuitos. Nesta quarta-feira, 14 de novembro, a unidade realiza mais uma edição do projeto Saúde na Praça, especial Diabetes. Entre 7 e 12 horas, profissionais da saúde estarão à disposição do público para orientações nutricionais e médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e atividades físicas com suporte de fisioterapeutas. A ação é aberta ao público e acontece em tenda montada na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital.

Neste ano, o Dia Mundial do Diabetes tem como tema “Família e Diabetes”, em que o principal objetivo é conscientizar a população que o diabetes tipo 2 é amplamente evitável. “Um estilo de vida saudável consegue evitar muitas doenças, inclusive o diabetes. E esse estilo pode e deve ser incentivado pelas famílias, desde a infância, até a fase adulta. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física pode evitar o diabetes tipo 2”, explicou o chefe do Serviço de Endocrinologia do HGG, Nelson Rassi.

O HGG, referência no atendimento de pessoas com diabetes, também está realizando palestras durante todo o mês, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a doença. Ressaltando que o CEAD, unidade anexa ao HGG, foi
inaugurado há seis meses. O CEAD conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento permite que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a doença

Dados da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) revelam que uma em cada duas pessoas que vivem com diabetes não é diagnosticada, sendo que a maioria é de casos de diabetes tipo 2. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações da doença e obter bons resultados. A ANAD alerta que todas as famílias são potencialmente afetadas e portando a conscientização dos sinais, sintomas e fatores de risco para todos os tipos de diabetes é vital para ajuda-los detecta-lo precocemente.
Importante:

- 1 em cada 11 adultos tem diabetes;
- Em 2040, 1 em cada 10 adultos terão diabetes;
- 46,5% dos adultos com diabetes não são diagnosticados
- 1 em cada 7 nascimentos é afetado pelo diabetes gestacional
- A cada seis segundos uma pessoa morre com diabetes

Serviço
Dia Mundial do Diabetes
Local: Praça Abrão Rassi – em frente ao HGG
Data: 14 de novembro (quarta-feira)
Horário: 7 às 12 horas


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.