Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(09/11/2018) Palestra alerta sobre cuidado e manuseio de enxovais

Atividade em comemoração ao Dia do Hoteleiro aconteceu nesta quinta-feira, 8 de novembro, no Auditório do HGG

Em celebração ao Dia do Hoteleiro, o serviço de Hotelaria do HGG preparou várias atividades com o intuito de trazer mais informação sobre o setor aos colaboradores e ainda homenagear os funcionários que atuam nas diversas áreas que envolvem o serviço. Nesta quinta-feira, 8 de novembro, o treinamento Cuidado e Manejo de Enxovais, ministrado pelo engenheiro químico Marcelo Pierri, abordou sobre a manipulação e características das peças de uso hospitalar, sobre a atuação da lavanderia e a importância do manejo correto pelos colaboradores envolvidos no processamento para a durabilidade desse enxoval.

O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, fez a abertura da atividade ressaltando o grande fluxo de enxoval processado hoje no hospital, cerca de 70 toneladas por mês. “Precisamos ter em mente que o papel do serviço de hotelaria vai muito além de oferecer roupa e manter o hospital limpo, mas, na verdade, é também reduzir a infecção hospitalar e o tempo de permanência do paciente no hospital, que são resultados consequentes das rotinas e práticas diárias do serviço que é bem executado”.

Com mais de 20 anos de experiência na área de lavanderia, Marcelo Pierri, começou sua palestra provocando os participantes com as seguintes indagações: lavanderia lava tudo? Vocês têm ideia de como ela funciona? O profissional falou sobre as diferenças de um enxoval comum e do hospitalar, a atuação da lavanderia e tipos de higienização e cuidados com as peças que proporcionam mais durabilidade. “O enxoval hospitalar é muito caro e usa-se muito, por isso um treinamento como esse proporciona que os colaboradores conheçam mais e colaborem para uma vida útil muito maior do tecido e que vai durar por mais tempo de uso, com uma boa aparência”.

De acordo com o palestrante, muitos profissionais que atuam no hospital e lidam diariamente com o enxoval, não sabem a forma correta para manuseá-lo. “É importante replicar o conhecimento já que muitas pessoas não tem ideia de como manipular o enxoval, o que gera muitas dificuldades dentro da lavanderia. Explicamos sobre alguns cuidados, que depende dos técnicos de enfermagem na gestão e manutenção desse enxoval. Existe uma cadeia de processos que se em algum ponto houver uma falha, há também uma falha em cadeia”, explicou.

A gerente do Serviço de Hotelaria da unidade, Karollyne Nogueira, explicou que o serviço busca a durabilidade do enxoval que pode ser medida por três fatores: qualidade inicial, que é quando existe a compra do enxoval, qualidade da lavagem e alerta sobre danificações que são permanentes, como peças rasgadas, fitas e esparadrapos grudados, que, em alta temperatura, estragam o enxoval. O técnico de enfermagem Tiago Leite trabalha há cinco anos na unidade e aprovou a iniciativa. “Foi uma palestra muito relevante, é muito importante a gente sempre aprender mais. Ela foi informativa sobre como proceder com o armazenamento dos lençóis e como com lidar com os insumos que o hospital oferece”, declarou.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.