Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(31/10/2018) HGG encerra Outubro Rosa com mutirão de cirurgias mamárias

No sábado, 27 de outubro, 15 pacientes foram operadas e outras 5 passarão por cirurgia no decorrer da semana

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), promoveram neste sábado, 27 de outubro, a ação de encerramento da campanha Outubro Rosa na unidade. O Serviço de Cirurgia Plástica, juntamente com o Serviço de Mastologia do HGG, operaram 15 pacientes neste sábado, sendo que outras 5 pacientes também passarão por cirurgia no decorrer da semana.

A equipe que participou do mutirão, formada por 7 cirurgiões plásticos e 1 mastologista, iniciou os trabalhos logo pela manhã, às 7 horas. A dona de casa Calmina João Floriano foi uma das contempladas e estava bastante feliz com a cirurgia. “Estou pronta, já enfrentei tudo até aqui, porque não estaria agora que eu sei que vou ficar bonita? Nós precisamos estar com o astral sempre alto, não podemos deixar que a doença derrube”, declarou.

A microempreendedora Vânia de Oliveira também passou por cirurgia neste sábado. Ela conta que descobriu o câncer em maio de 2016, através do autoexame. Entre consultas, exames e biópsia, todos realizados na rede pública de saúde, o câncer foi diagnosticado como maligno e a cirurgia foi feita em dezembro de 2016, ocasião em que parte da mama esquerda foi retirada. Na porta do centro cirúrgico, a felicidade estava estampada no rosto. “Eu fiquei muito feliz quando soube que seria operada, nem acreditei”.

O chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Sérgio Augusto explicou que a iniciativa do HGG atendeu mulheres que tiveram câncer de mama e que aguardavam pela cirurgia reconstrutiva. “Em alguns casos, para a reconstrução mamária, utilizamos músculos, gordura e pele da própria paciente, em outros, próteses. A nossa intenção foi sensibilizar as mulheres para que elas procurem atendimento. Hoje este tipo de tratamento é ofertado totalmente gratuito pelo SUS em todas as etapas, desde a retirada do câncer até as reconstruções mamárias”, explica.
Outubro Rosa
Em função da alta incidência e das repercussões na saúde da mulher, incluindo o impacto negativo na autoestima e sexualidade, surgiu na década de 90, um movimento internacional conhecido como Outubro Rosa, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama e, recentemente, do câncer de ovário. Vários setores da sociedade tanto públicos quanto privados realizam diversas campanhas e ações com intuito de alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce.

Engajado nesta campanha, o HGG disponibilizou uma grande programação ao longo do mês que incluiu palestras para os colaboradores e para os pacientes, ações de educação continuada, mutirão de cirurgias reconstrutoras de mama e de exames de mamografia e ainda uma programação especial de Saraus com cantoras mulheres.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.