Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(31/10/2018) Obra da artista plástica Tarsila do Amaral inspira paciente na Oficina de Arte

Paciente escolhe a obra “Abaporu”, da renomada artista Tarsila do Amaral, para retratar na sua tela durante atividade desta terça-feira

A jovem Tatiana Mara tem 23 anos e está no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG para tratamento de esclerose múltipla. Na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, a estudante participou da Oficina de Arte da unidade. Ao receber a tela em branco, e as tintas em uma paleta, Tati decidiu reproduzir a obra “Abaporu”, datada de 1928, da artista plástica Tarsila do Amaral. A obra é considerada símbolo do Movimento Modernista Brasileiro.

A estudante explica que sempre gostou da história da Tarsila e como teve a oportunidade de pintar em uma tela, optou por fazer uma reproduziu da obra. “Eu já tive algumas experiências com pintura na escola. Mas hoje eu gostei bastante”, declarou Tatiana que teve a companhia da avó Cícera durante toda a atividade. Quando terminou, ela fez questão de presentear a avó com a obra.

A dona de Casa Lucimar Barbosa também participou da Oficina. Ela optou por pintar uma casa, que depois revelou ser a sua própria casa. “Acho que estou com um pouco de saudade de casa e dos meus filhos”. Ela reside no setor Morada do Sol, e na sua obra retratou isso: uma casa e um sol brilhante vibrando ao fundo. “Gostei muito da experiência. Deu para distrair um pouco”, declarou Lucimar que está internada aguardando cirurgia de hérnia.

As Oficinas acontecem quinzenalmente, sempre às terças-feiras, e são coordenadas pelo Serviço de Terapia Ocupacional da unidade, e ministradas pelo professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Alexandre Liah. A próxima atividade acontece no dia 13 de novembro.




Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.