Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(10/11/2017) Endocrinologista fala de diabetes em palestra no AMA

Além de esclarecer sobre a doença, tipos e tratamento, médica tirou dúvidas de pacientes

A palestra de promoção da saúde desta quarta-feira, 8 de novembro, falou de um problema que atinge grande parte da população e tem aumentado sua incidência nos últimos anos, segundo dados do Ministério da Saúde: o diabetes. O número de brasileiros diagnosticados cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Pela importância do assunto e por gerar muitas dúvidas aos pacientes, a residente de endocrinologia Sara Rezende de Carvalho ministrou palestra aos pacientes do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi - HGG.

A médica fez uma introdução sobre o que é a diabetes mellitus, suas principais manifestações clinicas e sobre o controle da doença. Ela explicou que é uma doença que se caracteriza por uma alteração no metabolismo dos carboidratos, que se manifesta com alteração do processamento da glicose, e todas as manifestações clinicas. O diabetes mellitus pode ser de dois tipos: o tipo 1, de caráter hereditário e do tipo 2, que é adquirida, em grande parte, por maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade. “Existem dois tipos de diabetes e é importante diferenciarmos para a população, já que todos falam ‘diabetes’ resumidamente, mas há variações, como o diabetes insípidus, que é uma patologia completamente diferente, com diagnóstico e tratamento completamente distinto do Mellitus”, exemplificou.

Outro ponto abordado pela profissional e de grande dúvida da maioria dos pacientes se refere ao tratamento e tipo de medicação, que pode ser oral, em alguns casos, e, em outras, por aplicação de insulina. “Normalmente o paciente que tem o tipo 1, sempre questiona se não pode ser tratado com medicação oral, assim como é o tratamento inicial do tipo 2, e é importante esclarecer para os pacientes”, pontuou Sara.

Diabético, José Altino Brandão, de 55 anos, achou muito interessante a palestra e aproveitou para tirar uma dúvida sobre a sua medicação com a médica. “Tenho diabetes controlada por medicamento em comprimido e fiz uma pergunta para e ela a respeito desse uso. Com a colocação da doutora eu fiquei muito melhor esclarecido”, contou, elogiando a iniciativa das palestras. “Sempre assisto às palestras das quartas-feiras e são muito interessantes. Parabenizo o hospital por essa iniciativa”, concluiu.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.