Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(07/11/2017) HGG realiza IV Jornada de Cuidados Paliativos

Evento será realizado nesta quarta-feira, 8 de novembro, e tem o tema ´´Interfaces sorbe morte, morrer e comunicação´´

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realiza nesta quarta-feira, 8 de novembro, a sua IV Jornada de Cuidados Paliativos. A data escolhida celebra o primeiro ano da ala de Cuidados Paliativos, pioneira para pacientes crônicos em Goiás. A abertura do evento contará com a presença do deputado Hélio de Souza, autor do projeto de Lei que institui a política de Cuidados Paliativos, às 8 horas.

Neste ano, o tema é "Interfaces sobre a morte, morrer e comunicação" e a programação será realizada até 17h30, no auditório da unidade. A abertura contará com a apresentação musical "Tocando a Alma", de Ana Paula de Oliveira e José de Paula Gonçalves. Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG, a médica geriatra com especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latino América (Argentina), Ana Maria Porto Carvas, ministra a palestra "Cuidados Paliativos: Interfaces sobre a morte, morrer e comunicação".

A partir das 9 horas, o psicólogo hospitalar Dimilson Vasconcelos Bezerra ministra palestra com o tema "Procura-se uma boa morte: cuidados paliativos". A coordenadora do NAPP e a fonoaudióloga e tutora de Fonoaudiologia do HGG, Yleris de Cássia de Arruda Mourão, palestram, às 10h30, sobre "Ditos, não ditos e entreditos: comunicação em cuidados paliativos".

Na segunda parte do evento, a partir de 14 horas, a médica especialista em Medicina de Família e Comunidade com atuação em Cuidados Paliativos, Érika Lara, e a advogada especialista em Direito Médico, Direito Odontológico e Direito da Saúde, Ana Lúcia Amorim Boaventura, falam sobre "Eu posso escrever o final da minha vida: diretivas antecipadas de vontade".

O encerramento da Jornada será feito com Colóquio que tem como tema "Conquistas e desafios das equipes de cuidados paliativos de Goiânia. O moderador será o médico geriatra e diretor científico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos do Centro-Oeste Ricardo Borges, e contará com a participação da bacharel em Direito e assessora da Assembleia Legislativa de Goiás Beatriz dos Santos Martins.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.