Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(03/08/2017) Pacientes do AMA participam de palestra e tiram dúvidas sobre colesterol

Problema silencioso, o colesterol não apresenta sintomas, por isso a importância dos exames regulares para a sua checagem, já que ele é um dos fatores causadores do infarto e do AVC

Na manhã desta quarta-feira, 2 de agosto, o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG se encheu de perguntas de pacientes interessados no tema da palestra ministrada pela residente Patrícia Cavalcante, ‘O que é o Colesterol?’. As perguntas giraram principalmente em torno de dúvidas sobre alimentação e modos de preparo mais saudáveis de alguns alimentos, entre eles o ovo, que a médica sugeriu ser feito cozido ou frito na água.

Na apresentação, a residente de clínica médica explicou que o colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento, já que ele colabora para a produção de hormônios como a vitamina D, testosterona, estrógeno e cortisol, além dos ácidos biliares, que atuam na digestão das gorduras.

Esclareceu ainda sobre os dois tipos de colesterol, o bom e o ruim e o que cada um causa de benefício e malefício ao corpo, assim como alguns alimentos que também contribuem para o colesterol bom, como as frutas, verduras, cereais, alimentos ricos em fibras, peixes, castanhas e o azeite. Falou sobre os males das frituras e como elas não devem fazer parte do cardápio diário e sobre a importância dos exercícios físicos, lembrando que, após a menopausa, aumenta a chance de incidência de problemas de colesterol nas mulheres.

Um problema silencioso, o colesterol não apresenta sintomas, por isso a importância dos exames regulares para a sua checagem, já que ele é um dos fatores causadores de problemas sérios, como o infarto e o derrame cerebral, o AVC, alertou Patrícia. “O tema é muito relevante pelo impacto das doenças que estão diretamente relacionadas com o colesterol alto, como infarto e o AVC”, pontuou, comemorando ainda a resposta do público da palestra sobre o conteúdo ministrado. “Percebemos o interesse das pessoas em tirar duvidas, em saber o tipo de alimento que seria mais ideal para ela. Todos têm dificuldade em adequar os hábitos de vida e fazer mudanças, por isso essas palestras e a reeducação que a gente faz aqui no Ambulatório do HGG só vem angariar mudanças no estilo de vida para que as pessoas entendam a importância de cuidar da saúde e, assim, reduzir o impacto dessas doenças que tanto matam”, enfatizou.

A profissional falou ainda sobre a gordura que acumula no fígado, já que o órgão é responsável por 70% do colesterol produzido pelo nosso próprio organismo, enquanto os outros 30% são provenientes da dieta. Apesar de não ter problemas de colesterol, a dona de casa Dalva Felícia Sardeiro da Cunha, de 46 anos, gostou da palestra e teve conhecimento de informações que não sabia. “Achei interessante sobre a questão das frituras e sobre o ovo. Eu não sabia que sobre o acúmulo da gordura no fígado, e gostei de saber”, disse.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.