Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(25/04/2017) Palestra abre curso de Metodologia Científica do HGG

Pneumologista e professor titular da UFG, Marcelo Rabahi, explicou sobre as etapas de um projeto de pesquisa nesta segunda-feira, 24 de abril

O Hospital Alberto Rassi - HGG promoveu nesta segunda-feira, 24 de abril, a abertura do curso Fundamentos de Metodologia Científica. O evento foi realizado no auditório da unidade e contou com palestra do pneumologista e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marcelo Rabahi.

Na abertura da palestra, a diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Franco, ressaltou que o Hospital vem se destacando nos cenários nacional e internacional com suas pesquisas. "Entretanto, sempre há o que aprender, e é neste sentido que iniciamos esse curso", destacou. Cáritas disse ainda que o desejo de promover o curso é antigo. "Entendemos que este é o momento oportuno e ficamos muito felizes por poder iniciar esse projeto com vocês."

Para o auditório lotado, Marcelo Rabahi, destacou que a presença maciça dos residentes demonstra a importância do ensino de metodologia de pesquisa. "Nosso objetivo é criar uma massa crítica de profissionais pesquisadores. Isso é muito bom para vocês e, é claro, para o hospital também". O médico também é o coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora da unidade.

Em linhas gerais, o professor abordou as etapas que devem ser cumpridas em um projeto de pesquisa, desde a introdução, passando pelos objetivos e revisão literária. A residente em neurologia Mariana Martins Arruda elogiou a iniciativa do hospital. "Achei muito interessante. A palestra foi bem completa e abordou todos os assuntos relativos a um projeto de pesquisa". Mariana disse ainda que sua expectativa é de que o curso a auxilie a escrever artigos e publicá-los em revistas científicas de sua área.

Matheus Gomes Silva, residente de Fisioterapia, também ficou satisfeito com a palestra. "A exposição de hoje me motivou ainda mais a participar do curso. Fiquei muito interessado e pude ver a estrutura do projeto de pesquisa, de maneira geral." Para ele, aprender sobre metodologia será parte de um desafio. "A pesquisa exige bastante trabalho e o curso auxilia em todas as etapas de elaboração do projeto", encerrou.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.