Hospital Alberto Rassi
Acesso à informação Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(15/10/2020) Equipe de enfermagem do HGG passa por treinamento de reanimação

Profissionais participaram de palestra sobre os códigos amarelo e azul do hospital

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de outubro, mais um treinamento sobre o protocolo de códigos amarelo e azul - parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, para as equipes de enfermagem das clínicas médica e cirúrgica. A gerente de educação continuada, Wagna Barbosa, ressaltou que os treinamentos presenciais foram retomados, seguindo todos os protocolos de segurança, orientados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. "Ao todo, 120 profissionais passarão pelo treinamento, divididos em pequenos grupos, de até 15 pessoas. Recentemente fizemos uma série de contratações no hospital, então o objetivo principal é uniformizar as ações das equipes de enfermagem em situações relacionadas às paradas cardiorrespiratórias", afirma.

A enfermeira Gisleide Fonseca, ex-residente de enfermagem do HGG e responsável pelo treinamento, destacou todas as etapas para identificação de uma parada cardiorrespiratória e falou da importância de ter uma equipe preparada para se tentar evitá-la. "O código amarelo é um protocolo de acionamento da equipe, principalmente das equipes médicas, com ações preventivas à parada cardíaca. Quando o paciente começa a apresentar sinais de piora no quadro clínico, o mesmo é acionado para que as próximas ações sejam preventivas [à parada]", esclarece. Quando a parada cardiorrespiratória acontece, é emitido o código azul, nesse caso, toda a equipe é envolvida: médicos e toda a equipe multidisciplinar.

Amanda Oliveira é técnica de enfermagem e atua no HGG há cerca de um ano. Para ela, a realização de treinamentos na unidade é sempre muito importante. "Atuo na área de clínica médica e acho ótimo esses momentos de aprendizagem aqui no hospital. É uma oportunidade para estarmos sempre nos atualizando", pontua.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.