Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(28/11/2019) Avaliação semestral: HGG supera metas ambulatoriais e de cirurgias e SES reconhece déficit mensal de mais de um milhão

Idtech apresentou o balanço na SES no dia 13 de novembro

A coordenação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, se reuniu no dia 13 de novembro, com a Gerência de Acompanhamento e Fiscalização dos Contratos de Gestão do Estado (GEFIC). A reunião aconteceu no Conecta SUS, na Secretaria Estadual de Saúde, e avaliou as metas da unidade no período que abrangeu março até agosto de 2019. O cenário apresentado é bastante positivo e entre os destaques estão a superação das metas das cirurgias (8,68%) e das consultas ambulatoriais médicas e não médicas (12,18%).

Esta foi a primeira reunião após a SES e a organização social renovarem o contrato de gestão com aumento de produtividade e redução de repasses. As cirurgias passaram de 3675 em 2018 para 3994 em 2019. Além disso, as horas produzidas pelo Centro Cirúrgico foram 33% maior, passando de 1.748 no ano passado, para 2.322 em 2019. O custo da hora cirúrgica também apresentou economia de 29%. Para chegar nesses índices, a gestão do hospital precisou elaborar estratégias para envolver toda a equipe.

Os chefes das especialidades cirúrgicas, que em sua maioria são estatutários, assinaram um Termo de Acordo de Resultados que constava metas individuais para cada serviço. O monitoramento das metas é feito semanalmente. Foram contabilizadas ainda 100.286 consultas ambulatoriais, o que representou um incremento de 10.891 consultas a mais que em 2018, em que somaram 89.395.

Um dos motivos no aumento de consultas se deve ao projeto Saúde na Praça, que passou a ter quatro edições mensais, desde março de 2019. A ação acontece em uma tenda montada na Praça Abrão Rassi, em frente a unidade hospitalar, com temas de interesse da população. A cada edição, são oferecidas orientações com a equipe médica e multidisciplinar, além de exames gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, espirometria, testes rápidos de urina, entre outros.

O diretor técnico do hospital, Durval Pedroso, explica que além de ser a primeira reunião após a renovação do contrato, desta vez o próprio Idtech elaborou a apresentação e a SES conferiu com os dados informados no Portal da Transparência. Também foi incluída a apresentação dos custos e o Check List do Portal da Transparência, já que antes a reunião era especificamente para metas e indicadores.

É importante ressaltar que foi apresentado pela equipe da SES-GO, a “Demonstração do Resultado Econômico” do Contrato de Gestão no período analisado, onde foi evidenciado o desequilíbrio no valor contratado e repassado mensalmente x o custo efetivo mensal do HGG, gerando um déficit médio mensal do período de R$ 1.382.415,24.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.