Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(06/11/2019) Diabetes é o tema do Saúde na Praça

Ação acontece nesta quinta-feira, 7 de novembro, na Praça Abrão Rassi, em frente a unidade

Você sabia que o Diabetes Tipo 2 pode ser evitado se a pessoa adotar uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos diários? Com o intuito de alertar a população, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes – Cead, realiza nesta quinta-feira, 7 de novembro, uma edição especial do projeto Saúde na Praça. Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a unidade disponibilizará aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC, além de orientações com médicos endocrinologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. A ação é aberta ao público e acontece em uma tenda montada na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital.

De acordo com o chefe do Serviço de Endocrinologia do Cead/HGG, Nelson Rassi, o HGG está organizando uma série de ações durante o mês de novembro para conscientizar as pessoas que hábitos de vida saudáveis, como a prática de esporte, são fundamentais para evitar o Diabetes tipo 2 e controlar os outros tipos. “A prevenção e o controle da doença envolvem cinco pontos importantes: conhecer bem o diabetes, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos de forma regular, controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação quando prescrita pelo médico”, explicou.

Corrida
Como parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, o HGG está promovendo a corrida Color Race Brasil. Os participantes largam de branco e, durante o percurso acontecem explosões de diferentes cores sobre eles. São 5 km de pura emoção e entretenimento. Ao final, uma grande festa estará a espera de todos na linha de chegada para celebrar a vida com muita música e emoção. A corrida será realizada no próximo domingo, no dia 10 de novembro, na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A largada acontece às 8 horas, no estacionamento do Shopping Passeio das Águas.

Números do Diabetes
- Segundo o Atlas Mundial de Diabetes da IDF – cuja nova atualização será divulgada no fim deste ano, no Congresso Mundial de Diabetes – o Brasil tem 12.5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20.3 milhões em 2045. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5.7 milhões de indivíduos;

- Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras;

- Exame anual de sensibilidade nos pés previne úlceras e amputações;

- Atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes;

- A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e seu médico.

Sobre o Cead
Em Goiás, o Ambulatório do HGG é a principal unidade de apoio aos diabéticos. Desde 2018, esses e outros pacientes estão sendo CEAD, unidade anexa ao HGG, localizado em frente ao Lago das Rosas, no Setor Oeste. O Cead conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de endocrinologia, oftalmologia, psicologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social, podologia e nutrição. Esse acompanhamento integral permite que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.


Serviço:
O que: Saúde na Praça –Dia Mundial do Diabetes
Quando: quinta-feira, 7 de novembro
Horário: das 7h às 12h
Onde: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.