Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(09/10/2019) Outubro Rosa é tema de palestra no HGG

Residente da especialidade de mastologia da unidade, Mariana Silva Lobo, alertou público do Ambulatório de Medicina Avançada nesta quinta-feira, 3 de outubro

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019, com risco previsto de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Para alertar a sociedade e as mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG aderiu ao movimento Outubro Rosa, e nesta quinta-feira, 3 de outubro, promoveu uma palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) sobre o assunto.

A médica residente da especialidade de mastologia, Mariana Silva Lobo, explicou para o público que aguardava por atendimento o que é o câncer de mama, sendo que os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A orientação, de acordo com a médica, é fazer o autoexame e detectar de forma precoce, já que se o problema for detectado no início, as chances de cura são altíssimas.

Programação do HGG

Durante todo o mês, o HGG promove uma programação voltada para o Outubro Rosa. No sábado, 5 de outubro, foi realizado um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras que operou 13 pacientes. Durante o mês, outras 20 pacientes passarão por cirurgia. Ainda está previsto um mutirão de mamografias.

A fachada da unidade está iluminada na cor na campanha. Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o projeto Saúde na Praça abordará o tema “Obesidade com fator de risco para câncer de mama”, oferecendo serviços gratuitos e explicando sobre a importância do autoexame.

As pacientes do Centro de Atenção ao Diabetes (Cead) também serão beneficiadas, com atendimentos da supervisora do programa de residência médica da Mastologia, Érika de Sousa, que serão realizados no HGG nos dias 17 e 31. Já no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), as pessoas que aguardam atendimento terão palestras com os temas “Como Prevenir o Câncer de Mama”, “Obesidade x Câncer de Mama”, “Autoestima de Pacientes Mastectomatizadas” e “Autoexame do Câncer de Mama”.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.