Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(08/10/2019) MPF em Goiás apoia evento sobre capacitação multidisciplinar de saúde e segurança do trabalho em ambientes hospitalares

No evento, o procurador-chefe da PR/GO, Ailton Benedito, reafirma as funções do MPF em defesa do direito à saúde dos brasileiros

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás apoiou, na última terça-feira (1º), a realização da 1ª Capacitação Multidisciplinar de Saúde e Segurança do Trabalho para Gestores, Diretores e Profissionais da Área da Saúde. O evento, que ocorreu no auditório do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) em Goiânia, teve por objetivo tratar de temas como a prevenção de acidentes ocupacionais, o desenvolvimento de boas práticas e a exposição de modelos exitosos de gestão de segurança do trabalho em ambientes hospitalares.

Além do MPF, apoiaram institucionalmente o evento a Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRT/GO), a Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás, a Escola Judicial do TRT 18ª Região, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e o Sindicato Nacional dos Autores Fiscais do Trabalho (Sinait).

Em sua fala, Jacqueline Carrijo, coordenadora das Auditorias do Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde Pública e Privada da SRT/GO, destacou que a complexidade dos temas que envolvem a segurança do trabalho no ambiente hospitalar exige um tratamento multiprofissional, tanto para a tomada de decisões técnicas como para as administrativas, econômicas e operacionais. Nesse sentido, a cooperação técnica entre as instituições é importante para a construção de um diálogo com os gestores, a fim de que eles consigam avaliar suas condutas, elaborar programas e efetivá-los conforme a legislação vigente e o Direito do Trabalho, visando a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Hospitais são ambientes de trabalho complexos, que possuem máquinas, equipamentos, fiação elétrica, geradores, estação de energia, vasos de pressão etc. Assim, devem possuir e manter em operação permanentemente rotinas de controle de segurança do trabalho realizadas por profissionais habilitados.

Desde 2010, auditores-fiscais do Trabalho executam auditorias nos hospitais públicos e privados de Goiás com a participação e acompanhamento de instituições como Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Advocacia-Geral da União, Conselhos profissionais, entre outras.

Para o procurador-chefe da PR/GO, Ailton Benedito, que integrou a mesa do evento, o MPF colabora nessas ações, juntamente com o Ministério da Economia (SRT/GO - Auditorias do Trabalho), o Conselho Regional de Farmácia, o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho, cumprindo suas funções em defesa do direito à saúde dos brasileiros, sejam trabalhadores, sejam usuários do SUS.


Fonte: ASCOM-MP/GO





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.