Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(13/03/2019) Geriatra aborda o Alzheimer durante reunião da Abraz no HGG

A profissional explicou sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com os pacientes que possuem a doença

Toda última quinta-feira do mês, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG sedia a reunião da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares de Goiás (Abraz). A última edição, realizada no dia 28 de fevereiro, contou com a palestra da geriatra Izadora Crossara, que abordou sobre a importância do diagnóstico precoce de Alzheimer. A reunião foi realizada no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

A profissional explicou sobre a importância do diagnóstico precoce do Alzheimer e dos cuidados com os pacientes. O Alzheimer é classificado como um tipo de demência mais prevalente. Segundo a geriatra, a doença ainda não tem cura, mas, se descoberta precocemente, pode auxiliar no ganho de qualidade de vida do paciente.

“Infelizmente ainda não falamos de cura em Alzheimer, o que temos hoje é o controle da doença e é nesse sentido que a gente trabalha para retardar os sintomas do paciente. É uma doença que afeta o esquecimento do indivíduo, que gera prejuízos e impactos na função da sua rotina, como dificuldades na fala, perda de memória de forma recorrente e complexidade em desempenhar atividades de rotina”, destacou.

Além da identificação precoce, é necessário, segundo a especialista, que haja também um tratamento prévio. “Esse manejo não está apenas na administração de medicamentos, mas também em um atendimento multiprofissional que envolva fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Só a medicação talvez não tenha o êxito que a gente procura nesse tratamento”, ressaltou.



Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.