Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(13/03/2019) A importância da autoestima é tema de palestra no Dia Internacional da Mulher

Psicóloga pontuou elementos fundamentais à autoestima: o autoconhecimento, autoconfiança, respeito e honra à história e autocuidado em apresentação no AMA

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o tema da palestra de Promoção da Saúde do HGG não poderia ser outro: a importância da autoestima da mulher. O assunto foi explanado pela psicóloga Cláudia Cézar que conversou com o público que aguardava consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

Após uma salva de palmas em celebração ao dia Delas, a profissional iniciou sua palestra perguntando aos presentes se alguém sabia o que era autoestima? A aposentada Maria Luzia Silveira dos Santos, de 64 anos, não titubeou e deu a resposta correta à pergunta: “autoestima é nos sentirmos bem com a gente mesmo!” Após parabenizar a resposta da aposentada, a psicóloga falou sobre quatro pontos importantes à autoestima: o autoconhecimento, autoconfiança, respeito e honra à história e autocuidado. “Nós precisamos nos conhecer, olhar pra nós. Desenvolver nossa autoconfiança. Eu gosto de mim e das coisas que eu faço. Não acreditar em palavras que nos depreciem”.

A psicóloga destacou ainda a importância de respeitar e honrar a sua historia, não importando se ela foi de muita dor ou de alegria, mas que reconhecê-la é fundamental para andar para frente. “Toda história tem a sua importância, são as suas marcas, vale inclusive como base para sabermos o que queremos e o que não queremos mais vivenciar”, ressaltou Cláudia.

Autocuidado também teve espaço na apresentação da palestrante, que lembrou ainda o fato de muitas mulheres, inclusive as que ali estavam, estariam acompanhando maridos, filhos e pais, destacando a necessidade do cuidado físico, mental, e espiritual. “Se a gente cuida de si, a gente tem condições de cuidar do outro. E a prevenção de saúde faz parte desse cuidado. Se eu não cuido de mim, como eu vou cuidar do outro?”

Finalizando, a psicóloga reassaltou a relevância do assunto. “É importante saber que tem valores que precisam ser reforçados. Há tanta pressão no mundo feminino, que a mulher vai sempre se deixando em segundo lugar, para exercer outros papéis, de dona de casa, de mãe, mas ela esquece que também precisa reinar neste centro”.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.