Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Notícias

(11/01/2019) ‘Em 2019 dê um basta no sedentarismo’, disse fisioterapeuta durante palestra no HGG

Usuários que aguardavam atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada receberam orientações sobre a importância da atividade física. Palestra foi ministrada pela residente em fisioterapia Thatyane Cruvinel

Em mais um ciclo de palestras, os usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, receberam orientações sobre a importância da inclusão de atividade física no dia a dia. A palestra, realizada na quinta-feira, 10 de janeiro, foi ministrada pela residente em fisioterapia do HGG Thatyane Cruvinel.

“Hoje em dia estamos muito sedentários. A nossa rotina corrida nos levou a isso, mas é preciso pensar que nossos ancestrais se movimentavam o tempo todo, eram caçadores e coletores e tinham de caminhar muito para encontrar o alimento. Nosso corpo não foi feito para ficar parado, é preciso movimentar”, contextualizou.

A fisioterapeuta disse que as atividades físicas auxiliam na prevenção de doenças como o Alzheimer, por exemplo, que atualmente é muito comum entre as pessoas da terceira idade. “É claro que temos a predisposição genética, mas conseguimos mudar isso ao inserirmos a atividade física como rotina. A dica é movimentar, fazer caminhadas ou buscar uma atividade que mais desperta interesse em vocês”, orientou direcionando aos pacientes.

A costureira Ivanda Dias Campos, paciente do HGG há mais de dez anos, se interagiu durante a palestra tirando dúvidas sobre qual seria o melhor exercício físico para o seu caso específico. Ela fez cirurgia bariátrica e sente dores nos nervos. “Gostei muito da palestra, a gente aprende e isso que o HGG faz é muito bom. Por isso eu sou apaixonada nesse hospital e já sou paciente de carteirinha”, disse.

De acordo com a fisioterapeuta, no caso da Ivanda, o ideal é procurar um cardiologista para fazer os exames antes de realizar uma atividade física intensa, mas ressaltou: “comece com caminhadas curtas, o importante é não parar”. Após a palestra, a equipe e fisioterapia mostrou aos pacientes alguns exercícios que podem ser feitos com segurança em casa como o pedalinho e levantamento de alteres leves.

Reabilitação Cardíaca

A equipe de fisioterapia do HGG também realiza atendimentos no Serviço de Reabilitação Cardíaca, unidade lançada em junho de 2018 dentro do HGG para acompanhar e orientar pacientes durante as atividades físicas. O Serviço conta com esteiras ergométricas, bicicletas, simulador de caminhadas, pesos, ergômetro de mão, aparelho para extensão de pernas, steps, entre outros.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.