Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Humanização



O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG idealiza, coordena e efetiva atividades voltadas para a educação, o acolhimento, as relações interpessoais, o estímulo à arte e o entretenimento. A grande maioria das ações é desenvolvida ao longo do ano, em datas comemorativas, em parceria e em sintonia com os diversos setores do Hospital. Por meio de tais ações, a equipe de Humanização visa suavizar a dor vivenciada pelo paciente em épocas especiais. Um dos projetos é o Sarau do HGG, realizado semanalmente com apresentações de músicas e outras manifestações culturais de forma que beneficie pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores.



Sarau do HGG

Como política de humanização, a Secretaria de Estado da Saúde e Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promovem o Projeto Sarau HGG. Realizado semanalmente desde agosto de 2013 no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, em horários alternados, conta com apresentações de músicas e outras manifestações culturais de forma que beneficie pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores.

Benefícios
Fenômeno comprovado cientificamente, a arte traz sensação de bem estar ao ser humano. Veja os benefícios alcançados por meio da música e outras manifestações culturais:

- É uma forma dos pacientes saírem da rotina, pois às vezes passam mais de 30 dias no hospital;
- Os pacientes se mostram visivelmente mais alegres com a música e assim, mais esperançosos com o tratamento;
- A música é capaz de reduzir a ansiedade;
- A arte possibilita o encontro interpessoal, contribuindo para a socialização dos pacientes, visitantes e colaboradores.





Arte no HGG

O projeto Arte no HGG, inserido no Programa de Humanização do Hospital Estadual Alberto Rassi em março de 2013, tem como objetivo levar exposições artísticas de temas variados para a unidade, promovendo o acesso à cultura por parte de seus pacientes, acompanhantes e colaboradores. A iniciativa inédita visa contribuir com a melhora de seus usuários em tratamento tornando a arte como um importante remédio.

Além disso, quinzenalmente são realizadas oficinas de artes com o artista plástico Alexandre Liah. Nestas, os pacientes podem se divertir e libertar a criatividade pintando telas.





Programa de Assistência Espiritual

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG implantou o Programa de Assistência Espiritual e serviço de Capelania Hospitalar, que consiste em reunir voluntários de apoio espiritual para dar assistência religiosa aos pacientes e acompanhantes presentes na unidade.

Por respeitar a diversidade religiosa, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsáveis pelo HGG, realizam de forma permanente cursos de capacitação e orientações sobre a unidade hospitalar a estes grupos de voluntários de apoio espiritual.

O objetivo é oferecer apoio espiritual e emocional à quem precisa. Esse trabalho é realizado por meio de voluntários capacitados que atuam enquanto visitadores de apoio espiritual das religiões católica, evangélica e espírita. Quem é responsável por coordenar e gerenciar o grupo de Capelania Hospitalar é a Comissão de Apoio Espiritual (CAE), formada por colaboradores do Hospital, de diferentes segmentos religiosos.





Oficinas de arte quinzenais

O braço do projeto “Arte no HGG”, tem a parceria da Escola de Artes Visuais. Os pacientes podem se divertir e libertar a criatividade pintando telas. Desde julho de 2014, a atividade é realizada no jardim externo, pela tarde, em local calmo, em meio aos cavaletes, pincéis e tintas a óleo, trazendo uma experiência inédita para maior parte dos participantes.





Riso no HGG

O Ambulatório do Hospital se transforma em um grande teatro para o espetáculo de humoristas. Os shows têm duração de cerca de uma hora e meia e fazem todos rirem muito e esquecer da doença ou do momento difícil que estão passando. Implantado em novembro de 2014, o projeto tem como objetivo utilizar o riso como estratégia auxiliar de tratamento. As apresentações são voluntárias.





Comemoração de datas festivas

Paciente pulando carnaval? Sim, isso acontece no HGG. Nesta época, todos dançam marchinhas e revivem os períodos áureos dos carnavais, com direito à confetes, serpentinas e máscaras coloridas. Festa Junina e Folclores também são lembrados! Grupo de quadrilha, danças típicas, Folias de Reis deixam todos encantados e emocionados!





Comunicadores da Alegria

Os principais jornalistas de Goiás são convidados para uma experiência diferente junto aos pacientes. Em vez de noticiar o que acontece na saúde pública, eles têm a oportunidade de fazer parte e acompanhar de dentro para fora o trabalho realizado para a cura dos enfermos. Vestidos de palhaços, os comunicadores levam palavras positivas e brincadeiras para as enfermarias. O evento acontece anualmente e já proporcionou muitas alegrias a todos os participantes.





Liga do Riso

Constituída por alunos de diferentes cursos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a “Liga Acadêmica do Riso” visita pacientes, familiares e colaboradores da unidade hospitalar quinzenalmente, sempre às sextas-feiras à tarde. Os estudantes se inspiram no clássico “Pacth Adams” com o objetivo de levar sorrisos, respeito, carinho e esperança para quem sofre com os problemas de saúde.



Dose de Letras

Instituído pelo Idtech com o objetivo de incentivar a leitura, minimizar e prevenir efeitos e sintomas negativos da hospitalização, o projeto Dose de Letras do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG foi implantado em 2015. Coordenado pelo Serviço de Terapia Ocupacional, o projeto funciona da seguinte forma: de segunda a sexta-feira um carrinho, que abriga a biblioteca itinerante, passa pelos corredores das enfermarias e do Centro de Terapia Intensiva oferecendo o empréstimo de livros para os pacientes internados e para os acompanhantes.

Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.