Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Comissões





O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG possui comissões estruturadas com os objetivos de garantir o cumprimento das normas e resoluções determinadas pelo Ministério da Saúde, assegurar a eficiência e qualidade dos serviços prestados pela unidade e possibilitar a atualização dos profissionais. Tais equipes são compostas e presididas pelos próprios colaboradores do HGG. Elas reúnem-se periodicamente para avaliar as ações e deliberar a realização de novos procedimentos. Veja quais são as comissões e suas atribuições:

Comissão de Controle da Infecção Hospitalar

Definir ações, orientar, normatizar e supervisionar normas, rotinas e procedimentos, visando o controle de infecções hospitalares no HGG.



Comissão de Ética Médica

Supervisionar, orientar e fiscalizar, em sua área de atuação, o exercício da atividade médica, observando se as condições do trabalho médico e a qualidade no atendimento aos pacientes respeitam os preceitos médicos éticos e legais.



Comissão de Ética de Enfermagem Institucional

Garantir a qualidade dos serviços prestados ao paciente e assegurar os direitos dos profissionais da área. Fiscalizar o exercício ético profissional e a compatibilidade das condições de trabalho para o perfeito desenvolvimento técnico e moral da enfermagem; fiscalizar o cumprimento, pela unidade, dos direitos assegurados em lei aos profissionais e a qualidade do atendimento dispensado ao paciente.



Comissão de Análise e Revisão de Prontuários

Definir normas para o armazenamento dos prontuários dos pacientes atendidos no hospital e legislar sobre questões técnicas e operacionais relativas a esses documentos: composição, planejamento, elaboração, modificação, padronização, guarda, conservação, tempo de armazenamento e avaliação da qualidade (auditoria), entre outros.



Comissão Multidisciplinar de Bioética

Analisar, emitir pareceres e promover ações educativas e de divulgação de questões e problemas bioéticos, com destaque para os seguintes temas: direitos dos pacientes e familiares; uso de tecnologia avançada para suporte da vida; transplante de órgãos; novos recursos profiláticos e terapêuticos.

A comissão tem também a atribuição de zelar pelo cumprimento das normas nacionais e internacionais de bioética; elaborar normas técnicas e instruções para disciplinar as relações entre os profissionais de saúde e pacientes; propor encaminhamento de questões disciplinares resultantes de relações conflitantes envolvendo médicos à Comissão de Ética Médica e opinar em procedimentos disciplinares que envolvam profissionais de saúde não-médicos, pela prática de infrações de natureza ética.



Comissão de Verificação de Óbitos

Legislar sobre questões técnicas e operacionais referentes aos óbitos ocorridos no âmbito hospitalar, bem como solicitar, distribuir e controlar os atestados de óbitos junto aos setores de internação e resolver outros problemas afins.



Comissão de Avaliação de Uso e Reuso de Materiais

Estabelecer critérios para definição dos artigos de uso único a serem realizados no hospital, cuja necessidade justifique seu processamento seguro, garantindo suas características originais e sem prejuízo à saúde do usuário.



Comissão Intra-Hospitalar de Hemoterapia

Fazer cumprir a legislação vigente no monitoramento da prática hemoterápica no HGG.



Comissão de Nutrição Enteral e Parental

Organizar a assistência hospitalar aos pacientes com deficiência nutricional, baseada nos princípios da universalidade e integralidade das ações de saúde; estabelecer um sistema de regulação, controle e avaliação de terapia nutricional; implantar os protocolos de triagem e avaliação nutricional, de indicação de terapia nutricional e de acompanhamento dos pacientes; diminuir a morbi-mortalidade hospitalar e o tempo de permanência dos pacientes internados por meio de terapia nutricional e subsidiar tecnicamente o controle e a implantação de serviços hospitalares envolvidos e estabelecidos conforme as normas ministeriais.



Comissão de Farmácia e Terapêutica

Assessorar na formulação e implementação das políticas relacionadas à seleção, programação, prescrição, dispensação e uso racional dos medicamentos.



Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos

Analisar e estabelecer critérios para inclusão, alteração e exclusão de itens da lista de materiais e equipamentos utilizados no Hospital.



Comissão de Residência Médica (Coreme)

Planejar, supervisionar, coordenar e deliberar sobre os Programas de Residência Médica, obtendo os meios de sua efetiva execução e avaliar o seu desenvolvimento; decidir sobre a inclusão ou exclusão de especialidades no Programa de Residência Médica; promover e/ou estimular o intercâmbio com outros centros de residência médica; julgar as faltas disciplinares dos médicos residentes; discutir e buscar soluções para os casos omissos no regulamento; contribuir para o aprimoramento técnico-científico dos residentes; zelar e fazer cumprir o regimento Interno da Coreme e os demais regimentos da SES.



Comissão de Residência Multiprofissional - Coremu

Coordenar, organizar, articular, supervisionar, avaliar e acompanhar – nas instituições formadoras, entre as quais, o HGG – todos os programas de ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde. Tem ainda a missão acompanhar e avaliar o desempenho dos discentes; definir diretrizes, elaborar editais e acompanhar o processo seletivo de candidatos e se responsabilizar por toda comunicação e tramitação de processos junto Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.



Comissão de Gerenciamento de Riscos

Identificar controlar e reduzir os riscos para manter a segurança no ambiente hospitalar.



Comissão de Gerenciamento de Resíduos

Elaborar, implementar, manter e avaliar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).



Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Fiscalizar e participar do planejamento de ações efetivas para a melhoria das condições de trabalho na unidade, visando à prevenção de acidentes e de doenças decorrentes da atividade profissional.



Comissão de Terapêutica Singular

Planejar os cuidados de saúde de forma sistemática, integral e individualizada, por meio de um trabalho multidisciplinar, potencializando a capacidade dos serviços e de atendimento às necessidades psicossociais dos usuários que necessitam de internação de longa permanência neste hospital.



Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes

Organizar no âmbito hospitalar o processo de captação de órgãos; articular-se com as equipes médicas do hospital no sentido de identificar potenciais doadores e estimular seu adequado suporte para fins de doação; articular-se com as equipes da verificação de morte encefálica; coordenar o processo de abordagem dos familiares dos potenciais doadores e articular-se com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO).



Comissão de Ética Multidisciplinar Institucional

Mediar conflitos, supervisionar, orientar e fiscalizar as atividades multidisciplinares conforme preceitos éticos e legais. É composta por Composta por profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Recursos Humanos.



Comissão de Assistência Espiritual

Coordenar a visitação aos pacientes internados no HGG pelos diversos segmentos religiosos.



Fonte: IDTECH / HGG





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.